| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 31/7/2014 - 17:57



Abertura da 12ª Jornada Municipal de Educação lota o Cine-Theatro Central



Portal de Notícias PJF | Abertura da 12ª Jornada Municipal de  Educação lota o Cine-Theatro Central | SE - 31/7/2014
Na manhã desta quinta-feira, 31, cerca de dois mil profissionais do magistério lotaram o Cine-Theatro Central, na abertura da 12ª Jornada Municipal de Educação. Após quase uma década em que o evento não era realizado no município, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) resgata este importante acontecimento, que será realizado até sábado, 2 de agosto, reunindo mais de 2.500 profissionais. A palestra magna foi realizada pela professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do Comitê Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Magda Soares. A convidada discorreu sobre o tema “Alfabetização e letramento”.

O secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, presente na abertura da Jornada, falou sobre a importância da retomada desta ação para a educação municipal: “Todos nós contávamos com o resgate deste evento, que é mais uma forma de reforçar a importância que damos à valorização dos servidores do magistério. Esta é mais uma ação que demonstra o foco de nossa gestão também para o aperfeiçoamento da política de formação continuada de nossos profissionais, que representam um grupo altamente qualificado e interessado nos assuntos relativos à melhoria da prática pedagógica”, destacou o titular da SE.

O público elogiou a iniciativa e reconheceu a importância de realização do evento. Participando pela primeira vez da Jornada, a professora Sandra Regina Marques do Carmo conta que estava ansiosa para conferir a palestra de Magda Soares. "Ela é incrível. Já assisti a outras discussões dela e queria muito vê-la. Os minicursos também são interessantes e espero que atendam às minhas expectativas", comentou. Docente na Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes, Vera Almeida ressaltou: "Para nós, que trabalhamos diariamente com educação, a novidade e os assuntos que ainda não abordamos são sempre os que mais geram ansiedade". Os minicursos mais aguardados por ela são os relacionados à Educação de Jovens e Adultos (EJA): "Havia muitos para escolher, mas esses me chamaram mais a atenção e são uma possibilidade de trocar experiências com outros profissionais".

Para a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Juliana Neves de Souza, esta ação representa a preocupação da atual gestão municipal com o fomento a novas perspectivas pedagógicas, de fundamental importância na construção de uma educação de qualidade em todos os aspectos. Por este motivo, a 12ª Jornada Municipal de Educação, que tem como tema “Implicações e desafios do processo ensino-aprendizagem”, é um momento histórico, pois possibilitará o reencontro dos profissionais que atuam em diversos segmentos.

À tarde, a palestra será com o professor Sérgio Leite, titular da Universidade Estadual de Campinas, que vai falar sobre “Afetividade e práticas pedagógicas”. Encerrando a programação do primeiro dia da Jornada, às 18 horas, o professor Júlio Furtado, reitor da Universidade Associação Brasileira de Ensino Universitário (Uniabeu), vai falar sobre “Pedagogia de projetos: um convite a novas descobertas”.

Na sexta, 1º de agosto, serão realizados 50 minicursos, nos turnos da manhã e da tarde, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os minicursos serão realizados em escolas municipais; na Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que funciona na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha; na Escola de Governo Municipal, localizada na Rua Maria Perpétua 72 - 3º andar, Bairro Ladeira; no Centro de Formação do Professor (CFP) e no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), ambos localizados na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro.

Na sexta-feira, 2 de agosto, o encerramento do evento contará com cerca de 25 relatos de experiência, das 8 às 11 horas. Os participantes poderão escolher entre as opções de relatos ofertadas e que serão apresentadas em quatro locais diferentes, de acordo com os assuntos de interesse: CCBM, auditório do Instituto Metodista Granbery, Curso Preparatório para Concursos (CPC) e Escola Municipal Santa Catarina Labouré.

A décima segunda edição do encontro de educadores está sendo organizada pela SE, via Subsecretaria de Articulação das Políticas Educacionais (SSAPE), por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar
26/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
26/4/2024 - EMPAV
Recomposição asfáltica: Prefeitura atende mais de 40 bairros em cinco dias
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU: Projeto antirracista do Grupo Nzinga terá primeira contação de histórias de 2024
26/4/2024 - SAS
Usuários de Centros de Centro de Convivência assistem à peça “Fuxico”
26/4/2024 - SE
PJF e ArcelorMittal entregam óculos para estudantes da E. M. Profa. Dilamar Carvalho dos Santos
26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador na quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2