| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 28/6/2012 - 17:46



Prefeito recebe equipe do Projeto Consultório de Rua e entrega veículo para realização das atividades



Portal de Notícias PJF | Prefeito recebe equipe do Projeto Consultório de Rua e entrega veículo para realização das atividades | SS - 28/6/2012
Na tarde desta quinta-feira, 28, o prefeito Custódio Mattos recebeu a equipe de trabalho do Projeto Consultório de Rua (PCR) na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e entregou, oficialmente, um veículo Doblò para a realização das ações de abordagem necessárias à concretização das atividades. Em funcionamento há quatro meses e concluída a primeira etapa, o PCR do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde já atendeu a cerca 1.400 pessoas. O projeto funciona através de gestão compartilhada entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social (SAS) e a ONG Associação Casa Viva, disponibilizando equipe multidisciplinar que permanentemente está atuando nas ruas, fazendo abordagem à população em situação de rua. Participaram do encontro, também, a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, a secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro, e o chefe do Departamento de Saúde Mental, José Eduardo Amorim.

“Fiquei impressionado com a proposta do projeto, afinal, vai atender um segmento da população que não tem a menor condição de procurar assistência por conta própria, assim como por encontrar pessoas dispostas a enfrentar esses desafios, como a equipe da ONG Associação Casa Viva, que juntamente com as secretarias de Saúde e de Assistência Social, executa o projeto no município. Gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho”, destacou o prefeito. O líder do Executivo enfatizou, ainda, a relevância de políticas públicas voltadas para a questão das drogas, enquanto um tema de discussão mundial. “Todos os países estão buscando maneiras de lidar com as drogas, assim como formas de prevenção, principalmente em relação ao crack”, reforçou.

Para completar, a secretária de Saúde ressaltou que o Projeto Consultório de Rua vem somar-se à rede de Saúde Mental do município, consolidando-se como mais um caminho para assistência chegar às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “Se não nos mobilizarmos de maneiras como essa, elas não terão acesso nunca”, enfatizou. Segundo o chefe do Departamento de Saúde Mental, José Eduardo Amorim, esse trabalho tem caráter não só preventivo como de promoção da saúde e exemplificou que “numa das abordagens, duas gestantes foram encaminhadas ao serviço de referência para acompanhamento”.

Segundo a coordenadora e psicóloga do PCR, Tatiana Tavares, as equipes de abordagem atuam todos os dias, em todos os turnos, sendo uma vez durante a manhã e duas vezes à noite e à tarde. A estratégia de atendimento segue mapeamento realizado pela SAS, efetuado a partir da vigilância em assistência social na cidade. De acordo com levantamento da pasta cerca de seis mil famílias – aproximadamente 30 mil pessoas – encontram-se em situação de vulnerabilidade social. O PCR cumpre a função do exercício social e de saúde junto a este público que, muitas vezes, não tem acesso a estes serviços.

“Existe um percentual expressivo de envolvimento deste público com álcool e outras drogas. Boa parte destas pessoas possuem relação direta com as drogas, entre elas o crack. Além da abordagem presencial, a intervenção inclui a distribuição de material didático e preservativos”, acrescenta Amorim. Ele complementa, ainda, que se soma ao serviço o apoio dos centros de Atenção Psicossocial (Caps), principalmente o Caps Álcool e Drogas (AD), da Secretaria de Saúde e os Cras e Creas, da Secretaria de Assistência Social.

A princípio, a equipe multiprofissional atua em cinco regiões centrais da cidade que possuem um histórico de frequência de pessoas em situação de rua, sendo elas: Parque Halfeld, Terreirão do Samba, Largo do Riachuelo, parte baixa da Rua Mister Moore, e Avenida Getúlio Vargas próximo à Rua Marechal Floriano Peixoto.

Projeto Consultório de Rua

Juiz de Fora é uma das 19 cidades brasileiras selecionadas para implementação do projeto piloto “Consultório de Rua” (PCR), da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS). O projeto já recebeu R$ 200 mil de incentivo e custeio, em repasse ao Fundo Municipal de Saúde. Por meio de um trabalho multidisciplinar, o PCR vem integrar ações intersetoriais de enfrentamento a um possível aumento do consumo de drogas, em especial o crack, no município, conforme diagnóstico feito em todo o país. Os objetivos do projeto são promoção dos direitos humanos e inclusão social, além do enfrentamento ao estigma da violência e ampliação das estratégias de redução de danos.

De acordo com José Eduardo Amorim, o Consultório de Rua inverte a lógica assistencial tradicional. “Ao invés do profissional de saúde estar fixo em uma unidade, esperando pela demanda, uma equipe volante realiza o trabalho de identificação de usuários em risco potencial, fazendo a abordagem dos mesmos e orientando sobre as diversas formas de tratamento que o município oferece”, explica Amorim. A equipe volante conta também com redutores de danos. “O redutor de danos é um representante da comunidade que realiza o elo, a ponte, entre a equipe e o usuário em risco potencial”, destaca o chefe do DSME.

Adaptadas à realidade do município, as atividades desenvolvidas pela equipe técnica são diárias, em períodos diversos, inclusive noturnos, percorrendo as áreas estrategicamente previstas em estudo que já foi realizado no município. “A equipe terá insumos para tratamento de situações clínicas comuns, preservativos, materiais para curativos, medicamentos de uso mais frequente, promovendo os cuidados primários no espaço da rua”, acrescenta Amorim. As pessoas abordadas serão cadastradas, de maneira adequada e com consentimento, a fim de que possa haver continuidade de suporte na Atenção Primária à Saúde (APS).

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690- 7123 / 7389.



 IMPRIMIR 
17/5/2024 - SAS
Centro Pop promove encontro para informar sobre acesso à direitos com representantes da DPU
17/5/2024 - SEDH
Conselho Municipal da Igualdade Racial recebe equipamentos para otimizar o trabalho
17/5/2024 - SESUC
Festa para a comunidade lança o projeto “Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura de paz” na E. M. Antonino Lessa
17/5/2024 - SE
Estudantes da Escola Municipal Tia Glorinha ganham uma nova Sala de Leitura
17/5/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no calçadão
17/5/2024 - PREFEITA
Show gratuito - Baile da Cidade no Estádio Municipal tem entrada e ônibus de graça
17/5/2024 - CESAMA
Manutenção em equipamentos da Cesama na terça, 21, pode afetar abastecimento do bairro Nossa Senhora de Lourdes e loteamento São Carlos
17/5/2024 - FUNALFA
Oficinas gratuitas de skate prometem movimentar as praças dos bairros Linhares e Poço Rico
17/5/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
17/5/2024 - SE
Roda de conversa na E. M. Manuel Bandeira aborda “Educação física e povos indígenas”
17/5/2024 - PROCON
Procon lança canal que permite ligações gratuitas para denúncias de práticas abusivas em casos de tragédia
17/5/2024 - FUNALFA
Terceira plenária do Feijão de Ogun acontece neste sábado, 18
17/5/2024 - SEL
Parque Municipal tem oficina de pintura e yoga neste final de semana
17/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para pintor veicular e outras oportunidades
17/5/2024 - PREFEITA
Com investimentos de mais de R$50 milhões, prefeita anuncia presentes de aniversário para a cidade
17/5/2024 - FUNALFA
Oficinas de Capoeira e Percussão do Programa Gente em Primeiro Lugar marcam presença na 22ª Semana Nacional de Museus
17/5/2024 - SE
Estudantes da E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves visitam o Centro de Ciências da UFJF
17/5/2024 - FUNALFA
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas recebe 1ª Exposição Fotográfica Beneficente em prol das vítimas do Rio Grande do Sul
17/5/2024 - EMPAV
Importante via do bairro Marumbi é totalmente recapeada pela PJF
17/5/2024 - SG
Domingo no Parque terá edição especial no Mês das Mães
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2