NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 23/5/2012 - 14:44

Portal de Notícias PJF | Corredor Cultural 2012/Praça Antônio Carlos - Sustentabilidade, música, arte urbana e artesanato | FUNALFA - 23/5/2012
Mais uma vez escolhida para abrigar parte das atividades da maratona de arte e cultura do Corredor Cultural, a Praça Antônio Carlos terá, nos próximos sábado, dia 26, e domingo, 27, opções de música, feira de artesanato, mostra fotográfica do coletivo O Estendal (Rio de Janeiro), atividades infantis, slack line, literatura e cortejo, além do Corredor Sustentável e da I Mostra de Arte Urbana do Programa Gente em Primeiro Lugar.

Com atrações para todas as idades e os mais diversos gostos, a Praça Antônio Carlos (Avenida Getúlio Vargas, Centro) se reafirma como espaço de lazer e cultura para os juiz-foranos.

Corredor Sustentável
Incorporando o conceito de sustentabilidade, o Corredor Cultural 2012 vai montar, na Praça Antônio Carlos, o Corredor Sustentável, uma das principais novidades desta 4ª edição do evento. A proposta é promover conscientização sobre a necessidade de preservação ambiental e de adoção de atitudes ecologicamente corretas, além de disponibilizar para a população um posto de recolhimento de pilhas, material eletrônico, garrafas PET e óleo de cozinha.

I Mostra de Arte Urbana
Cerca de 150 crianças e adolescentes do Programa Gente em Primeiro Lugar, da Prefeitura de Juiz de Fora, participam da I Mostra de Arte Urbana do Corredor Cultural, no sábado, das 9h às 12h. Oriundos de diferentes bairros da cidade (Santa Rita, Centenário, Jardim Esperança, Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio, Olavo Costa, Jardim Natal, Carlos Chagas, Vila Esperança II, Barbosa Lage, Vila dos Sonhos, Vale Verde, Caiçaras, Monte Castelo e Centro), os meninos e as meninas vão apresentar trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes visuais e artesanato. A mostra também terá participação de alunos de dança (hip-hop) e teatro, além de artistas convidados, que farão intervenções, apresentações e workshops.

Feira de Artesanato
Funcionando no sábado e domingo, das 9h às 22h, a feira terá 17 barraquinhas, reunindo artesãos de diferentes regiões de Juiz de Fora, além do projeto Casa da Menina Artesã e de um posto de venda da Funalfa. O público poderá adquirir os mais variados produtos, incluindo artigos de decoração, acessórios para o cabelo, brinquedos, sabonetes e peças de vestuário, entre outros.

Seu Chico (foto)
Na área musical, o destaque da programação de sábado na Praça Antônio Carlos é o show da banda Seu Chico, grupo pernambucano que trabalha com a releitura de composições de Chico Buarque para boates, festas e eventos. Fundada em 2006, a banda circula pelo Norte, Nordeste e Sudeste do país. Com respaldo de crítica e público, o grupo é formado por Tibério Azul (vocal), Bruno Cupim (percussão), Negro Grilo e Amendoim (percussão), Rodrigo Samico (violão sete cordas), Vinícius Sarmento (violão) e pelo pianista Vitor Araújo (Prêmio APCA de 2008), além de músicos convidados. A valorização da percussão é uma máxima nas releituras, escancarando a influência dos morros pernambucanos através dos ritmos como afoxé, maracatu e samba. O show acontece às 21h de sábado.

Russo Jazz Band
Já no domingo, o destaque musical é a Russo Jazz Band, de São Paulo, que se apresenta às 19h30, encerrando a programação do Corredor Cultural na Praça Antônio Carlos. Fundada em outubro de 1994, é formada por seis músicos profissionais, que esbanjam humor, criatividade e musicalidade, definem bem a arte do improviso tanto no solo quanto na performance coletiva. A pesquisa e reconstituição da história da música do jazz levou a Russo Jazz Band a criar um repertório sólido, fazendo a magia musical contagiar o público.

Programação de sábado na Praça Antônio Carlos:
9h às 12h - Mostra de Arte Urbana do Programa Gente em 1º Lugar
9h às 12h - Literatura / Banquete literário
9h às 22h - Feira de Artesanato e Corredor Sustentável
15h - Chegada do Cortejo dos Bonecos Gigantes de Olinda (PE)
17h30 - Música / Darandinos
21h - Música / Seu Chico (PE)

Programação de domingo na Praça Antônio Carlos:
9h às 22h Feira de Artesanato / Corredor Sustentável / Exposição Fotográfica “Pé na Jaca” (O Estendal - RJ)
9h às 12h - Manhã de lazer
9h - Atividade infantil - Piquenique Encantado
10h - Contação de Histórias, com Suzana Nascimento (RJ)
11h - Música infantil, com o grupo Trupicada
13h30 - Duelo de MCs / Batalha de Bboys, com Roda Cultural e Associação Juizforana de Hip Hop / Danças Urbanas / Associação Juizforana de Skate e Orangotango Slackline
15h - Música / Roqueberto e Oscarlos
16h30 - Música / Ferrovelho
19h30 - Música / Russo Jazz Band (SP)

Veja a programação completa do Corredor Cultural 2012 no site da Prefeitura: www.pjf.mg.gov.br.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
26/4/2024 - SS