NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 8/12/2011 - 17:53

Portal de Notícias PJF | Projeto solidariedade - Alunos da E. M. Tancredo Neves levam alegria as crianças da E. M. Ilva Mello Reis | SE - 8/12/2011
Uma manhã com espírito de solidariedade e recheada de brincadeiras e descontração marcou esta quinta-feira, 8, na Escola Municipal Ilva Mello Reis, localizada no Bairro Marumbi. Os alunos do 7º ano que fazem parte do “Projeto Solidariedade” da E.M. Tancredo Neves, localizada no Bairro São Pedro, foram protagonistas de uma atividade inédita realizada entre as duas instituições: os estudantes, sob a coordenação do professor de educação física da unidade de São Pedro, Adriano Paiva, levaram diversos brinquedos confeccionados por eles, a partir de material reciclado, e presentearam os alunos da escola do Marumbi. Em meio a uma grande brincadeira, a ação promoveu um encontro que despertou os sentimentos de união, respeito, carinho e amizade entre as crianças e os adolescentes das diferentes instituições.

As atividades iniciaram por volta das 8h30, no pátio da E.M. Ilva Mello Reis, onde os alunos das duas escolas participaram de brincadeiras de roda, queimada e corre-cotia. Após uma pausa para o lanche das crianças, as turmas retornaram ao pátio para a distribuição dos brinquedos e para ações de interatividade promovidas entre eles. O professor Adriano Paiva, um dos idealizadores do projeto, e alunos da E.M. Tancredo Neves ensinaram brincadeiras novas e tradicionais para as crianças da instituição anfitriã, que ficaram encantadas com a novidade.

A ideia da criação de brinquedos tradicionais, como o vai e vem, pé de lata, barangandão, aviõezinhos, peteca e bilboquê, surgiu a partir de pesquisas realizadas pelo professor. Para as alunas do 7º ano da E.M. Tancredo Neves, Esther da Silva Santos, de 12 anos, e Vanessa Cristina Gonçalves, de 13 anos, participar da produção dos brinquedos foi muito positivo, porque usaram “materiais que poderiam ter sido jogados fora” e ainda tiveram a oportunidade de conhecer alguns brinquedos. “Tem tanta brincadeira legal e eu nem sabia que existia”, conta Esther. Vanessa também aprovou a iniciativa, afirmando que “compartilhar a experiência com as crianças menores é muito bonito”.

Uma das professoras da instituição do Bairro Marumbi, Terezinha Carvalho Freitas, que leciona há 24 anos na Rede Municipal de Ensino, fala da importância das brincadeira dirigidas. “As crianças brincam, se divertem e, depois, trabalhamos de várias formas em sala de aula, ajudando na alfabetização”, afirma Terezinha. A aluna da E.M. Ilva Mello Reis, Camile Fernandes Souza, de 6 anos, disse que adorou as brincadeiras e chegou até a ensaiar uma pequena poesia de improviso sobre um dos brinquedos que ela conheceu, o barangandão, formado por fitas coloridas que, ao rodar, produzem um efeito colorido e divertido.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação, pelo telefone 3690-8497.

4/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura reabre via Roberto Campos de Andrade após obras de drenagem, iluminação e pavimentação
3/5/2024 - SESUC
Projetos preventivos em segurança de JF serão modelo para Ministério da Justiça