NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 12/5/2005 - 15:33

Livro sobre João Carriço retrata a trajetória de um dos pioneiros do cinema em Minas Gerais

A vida e a obra do cineasta juizforano João Gonçalves Carriço (1886-1959) é retratada em João Carriço, o amigo do povo, da jornalista e pesquisadora Martha Sirimarco, com lançamento na próxima terça-feira, dia 17, às 20h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro. O livro é uma publicação do selo Funalfa Edições, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, e foi baseado na dissertação de mestrado da autora, Cinejornalismo & Populismo – Ciclo da Carriço em Juiz de Fora, do curso de pós-graduação em Comunicação da UFRJ. Uma exposição iconográfica com 29 painéis sobre as atividades do cineasta e sua produtora Carriço Film acompanha o evento. A entrada é franca.

Um dos pioneiros do cinema em Minas Gerais e no Brasil, João Carriço produziu cinejornais e documentários durante as décadas de 30, 40 e 50. As reportagens cinematográficas cobrem principalmente a vida social e política de Juiz de Fora. De Vargas a Juscelino, ambos temas de cinejornais, o acervo da produtora cinematográfica Carriço Film tem valor histórico local e nacional. Distribuídas em todo o país, as filmagens não se restringiam a comícios e outros acontecimentos políticos, eram registradas também manifestações populares, como as festas do Dia do Trabalho, Carnaval, procissões, partidas de futebol, corridas de automóvel, obras públicas, inauguração de cinemas, a assinatura da primeira lei de proteção ao cinema brasileiro, atividades do Aeroclube de Juiz de Fora, as primeiras experiências televisivas em Juiz de Fora. Até a Marinha do Brasil em tempo de guerra atrai seu "olhar jornalístico". Atualmente, todo o acervo da Carriço Film encontra-se na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Carriço atuou como cartazista, cenógrafo, fotógrafo, exibidor e produtor cinematográfico. Em 1927, inaugurou o Cine Teatro Popular, chamado de "O amigo do povo", na Avenida Getúlio Vargas - 890, em Juiz de Fora, com 500 lugares a preços populares. A Carriço Film, empresa "que tudo vê, tudo sabe e tudo informa" funcionou de 1934 a 1959, cessando suas atividades com a morte de seu fundador. Por esta ocasião, uma carta do grande cineasta mineiro Humberto Mauro à família Carriço presta homenagem ao falecido Carriço: "um dos mais sólidos pilares do cinema brasileiro". Mesmo após o falecimento do pai, Manuel Carriço, diretor artístico da Carriço Film, mantém o Popular aberto até 1966.

Sobre a autora
Graduada em Letras e Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Martha Sirimarco concluiu sua dissertação de mestrado sobre João Carriço no início da década de 80. Para que sua pesquisa não ficasse restrita à área acadêmica, tem se empenhado desde aquela época para que os feitos de João Carriço chegue ao conhecimento do grande público pela sua importância para a memória do cinema brasileiro e para a história do país. Em 2000, Martha roteirizou e dirigiu o documentário João Carriço, o amigo do povo, produzido com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa. A fita chegou a ser exibida no Encontro Internacional de Pesquisadores de Cinema no Festival BR 2002, no Rio de Janeiro.

Além da admiração pessoal pelo cineasta, Martha, presente em algumas sessões dos telejornais, via no trabalho de João Carriço qualidade técnica, roteiros bem estruturados e domínio da linguagem cinematográfica. A autora também já publicou artigos para o Catálogo Carriço Film, da Cinemateca Brasileira de São Paulo, em 2001.
O livro João Carriço, o amigo do povo será vendido no local de lançamento a R$ 25,00.

* Outras informações para a imprensa com Martha Sirimarco pelos telefones (22) 2643-6260 ou (32) 3211-7515 (neste número nos dias 16 e 17/05).

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar