NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 19/2/2011 - 12:49

Batalhas Regionais de Combate à Dengue começam

Portal de Notícias PJF | Batalhas Regionais de Combate à Dengue começam | SS - 19/2/2011
Vinte mil domicílios dos bairros da região sul estão sendo vistoriados, neste sábado, 19, por 1.150 servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), 75 bombeiros, cem policiais militares e 60 soldados do Exército na primeira das seis “Batalhas Regionais de Combate à Dengue. Os trabalhos tiverem início às 8h com término às 17h. Até as 12h deste sábado, os 92 caminhões disponibilizados para a megaoperação recolheram cerca de 150 toneladas de lixo. O balanço da operação será divulgado pela administração municipal na próxima segunda-feira, 21

A servente Maria Tereza Rodrigues Bruggi, do Bairro Ipiranga, foi uma das primeiras moradoras da região sul a abrir sua casa para uma das 154 equipes que estão fazendo a varredura no bairro. “A gente tem se unir neste momento e facilitar o trabalho dos agentes”, afirma. Se na casa da servente os agentes não encontram nenhuma larva, já na residência do bombeiro hidráulico, Nélson Almeida, a vigilância sanitária encontrou vários focos devido à grande quantidade de lixo no quintal da casa. No final da manhã, dois caminhões retiraram os entulhos da residência.

Foi montado um Centro de Operações de Controle na E.M. Oswaldo Veloso (Rua Chácara 281, Santa Luzia) onde o prefeito Custódio Mattos e representantes de todas as entidades parceiras da megaoperação, entre eles Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Polícia Rodoviária Federal acompanham o início dos trabalhos na manhã deste sábado.

Além do Centro de Controle, a PJF montou nove pontos de apoio em escolas do Município e do Estado, localizadas na região Sul, de onde as equipes saíram para a varredura. Nestes pontos estão concentrados suprimentos necessários como água, lanches, telefones e controle de frequência das equipes.

A megaoperação foi dividida em três frentes de trabalho: informação e convencimento, com realização de panfletagem, carros de som, faixas e envolvimento das comunidades católica e evangélicas dos bairros; varredura em todas as casas e recolhimento do material.

Batalha Regional na região Norte

Neste domingo, 20, a partir das 8h, a Batalha chega à região Norte, onde 40 mil domicílios passarão pela varredura. O Centro de Operações de Controle será na Escola Estadual Bernardo Mascarenhas, no Bairro Barbosa Lage. Essa operação contará com 11 pontos de apoio e com o efetivo 1.350 servidores da Prefeitura de Juiz de Fora. O balanço das duas operações será divulgado pela administração municipal na segunda-feira, 21

As Batalhas Regionais vão continuar nas próximas semanas, nos dias 26 e 27 de fevereiro nas regiões Oeste e Leste, respectivamente, e nos dias 12 (Nordeste) e 13 (Sudeste) de março. O cronograma de ações foi definido com base no resultado do primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2011. Nas semanas que antecedem as ações, as secretarias de Educação (SE) e de Comunicação Social (SCS) estão realizando um grande trabalho de divulgação nos bairros e em todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7599 / 7245.

4/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura reabre via Roberto Campos de Andrade após obras de drenagem, iluminação e pavimentação
3/5/2024 - SESUC
Projetos preventivos em segurança de JF serão modelo para Ministério da Justiça