NOTÍCIAS: SEPLAG
JUIZ DE FORA - 11/8/2010 - 18:14

PJF lança Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

Portal de Notícias PJF | PJF lança Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil | SEPLAG - 11/8/2010
Juiz de Fora deve ganhar 15 Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes de Resíduos (URPVs), em pontos diversos da cidade, e uma usina de reciclagem dos materiais de demolição. Esses projetos fazem parte do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC) de Juiz de Fora apresentado na tarde desta quarta-feira, 11, durante workshop na Faculdade de Engenharia da UFJF. O Plano compreende as diretrizes de descarte adequado de material, tanto por parte dos grandes geradores (empresas de construção civil, por exemplo), quanto para os pequenos geradores (população).

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE) busca recursos para viabilizar a iniciativa por meio do projeto Novo Soma Eco do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Além da linha de financiamento do BDMG, a Prefeitura pode conseguir recursos junto ao Governo federal a partir de incentivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos já que, comparada a outros municípios, Juiz de Fora está em estágio avançado de implementação dos projetos. No Brasil, cerca de 70% dos Municípios ainda não formularam o Plano de Gerenciamento de Resíduos

As URPVs são destinadas a materiais de pequenas construções ou reformas e receberão até um metro cúbico de resíduos de construção. Os critérios para definir as áreas foram tamanho do terreno, localização, topografia e tipo de vizinhança. O projeto de cada URPV contém caçambas, guarita, rampa, área coberta e plataforma de descarga.

Já a usina deve ser instalada na área onde funciona a usina de triagem de material reciclado, na Zona Norte. Terá capacidade para atender até 40 toneladas por hora de resíduo, o que equivale 320 toneladas/dia. Segundo estimativas da Prefeitura e da Fadepe, Juiz de Fora produz entre 700 a mil toneladas/dia de resíduos. Este número significa, em volume, de 150 a 220 caçambas por dia, ou 20 caçambas de 4 metros cúbicos por hora.

Em março deste ano, a administração municipal realizou o primeiro encontro sobre o assunto, reunindo diversas entidades que contribuíram com sugestões para a composição do Plano. Na época, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) foi contratada para dar apoio à parte técnica do documento. A elaboração do Plano contou, também, com o acompanhamento de um Grupo de Trabalho com técnicos de várias secretarias da PJF, para atender a resolução 307/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Participaram do lançamento do plano, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi; a secretária de Atividades Urbanas e superintendente da Agenda JF, Sueli Reis; o diretor-presidente do Demlurb, Aristóteles Faria; o secretário de Obras, Jefferson Rodrigues Júnior; o professor da UFJF, Pedro Kopschitz Xavier Bastos; além de técnicos da PJF.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7599 / 7245.

10/5/2024 - PREFEITA
Prefeitura instala vigas metálicas no Viaduto Roza Cabinda
10/5/2024 - SAS
Centro de Convivência São Benedito trabalha fortalecimento de vínculos no núcleo familiar e na comunidade