NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 9/12/2005 - 17:08

Portal de Notícias PJF | Cinema juizforano - Alexis Parrot e Marcos Pimentel exibem novas produções no Palace | FUNALFA - 9/12/2005
Na próxima terça-feira, dia 13, o público juizforano poderá conferir duplo lançamento de curtas-metragens no Espaço Unibanco Palace. A partir das 21h30, serão exibidos “A visita”, de Alexis Parrot e “O maior espetáculo da terra”, de Marcos Pimentel. A entrada é franca, em uma promoção da Prefeitura de Juiz de Fora/Secretaria de Política Social, por meio da Funalfa. Apoiar a produção audiovisual da cidade constitui uma iniciativa da administração Alberto Bejani para a área cultural.

Produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Murilo Mendes), “A Visita”, tem como enfoque a morte, com seus diversos sentidos e rituais, que possibilitam passar a limpo as grandes questões da nossa existência e do eterno pesar do homem pela sua extingüibilidade. Parrot assina a direção e o roteiro.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Myriam Campas/Chico Aníbal /Julieta Dobbin / João Faleiro / Wesley Rios / Herbert Plascides / Cecília Bizzoto / Maria Clara Britto / Moacir Salviano / Geisa Alvarenga / Jader Corrêa / Alexandre Carvalho / Haroldo Santiago / Letícia Oliveira / Ricardo Mariotti /Daniela Bastos / Ana Maria Barros / Ana Cláudia Marques / Renata Massa / Marina Araújo / Carolina Máximo / Clarissa Ramalho /Eliane Maris

Produção Executiva: Marcio Azevedo
Direção de Fotografia e Câmera: Paulo Castiglioni
Direção de Arte: Heleno Polisseni
Edição: Fabio Britto
Trilha Sonora: Samuel Mendes (Dj Samu192), Gabriel Mourão (Dj Senoid)
Figurinos e Maquiagem: Jader Corrêa
Assistente de Direção e Produção de Elenco: Eduarda Las Casas
Produção: Letícia Lima e Fernanda Araújo
Produção de Arte: Renata Polastri, Thaís Bara, Mariana Jorge

“O maior espetáculo da Terra” (foto) é um documentário em 35mm sobre a vida cotidiana de um de um pequeno circo mambembe, que já quase não viaja mais e não tem recursos para realizar suas apresentações.

Respeitando a cronologia de uma noite espetáculo, o filme registra a vida no circo e revela toda a simplicidade dos momentos diários que existem antes e depois do picadeiro. Momentos simples que nada têm em comum com toda a grandiosidade do universo de tradicionais companhias circenses. Neste circo, não existem atrações extraordinárias, números incríveis, heróis, atletas, ilusionistas, domadores de feras, nem seres sobre-humanos.

Tudo é simples e comum. O encanto está na normalidade, em personagens anônimos que não têm, nem nunca terão nada de extraordinário. São anti-heróis, anti-atletas e estão longe de serem deuses sagrados do picadeiro. A magia está no cotidiano. A precariedade das condições de trabalho, a falta de estrutura física, os animais domésticos que substituem as grandes feras, o treinamento incessante que nem sempre funciona, o improviso para montar o espetáculo, a busca por se tornar grandioso e conquistar um sorriso que seja da reduzida platéia. Segundo Pimentel, “conhecer seus personagens é conhecer um país que vive se equilibrando no trapézio para vencer as dificuldades financeiras e seguir insistindo para não deixar a tradição acabar”.

O projeto foi um ganhadores do I Concurso de Curtas-metragens Inéditos promovido pelo Ministério da Cultura, edição 2003, e foi filmado em novembro de 2004 no norte de Minas Gerais e no sul da Bahia. Após um longo período de pesquisa, onde foram visitados 14 pequenos circos, a equipe de filmagem acompanhou por duas semanas a trajetória do circo “Embalo 8” por cidadezinhas e vilarejos localizados na fronteira entre Minas e Bahia. O documentário foi montado e finalizado em 2005 e iniciou sua carreira por festivais de cinema pelo país no mês de novembro no “FORUMDOC.BH – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte” (18-27/11) sendo lançado no Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes e, logo depois, exibido no “Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro” (01 – 11/12), onde foi muito bem recebido pela platéia presente às exibições no Cine Odeon BR, na Cinelândia

“O maior espetáculo da Terra”
Documentário, 35mm, 15 minutos
Cor, Som Mono, Brasil, 2005

FICHA TÉCNICA

Direção: Marcos Pimentel
Roteiro: Marcos Pimentel, Ivan Morales Jr., Hudson Vianna
Produção: Joana Oliveira
Fotografia e câmera: Paulo Castiglioni
Som: Simone Alves
Montagem: Hudson Vianna, Ivan Morales Jr.
Laboratório: Labocine do Brasil
Telecine: Link Digital, EstúdiosMega sp
Mixagem de som: Estúdio Muvi
Tape-to-film: iO Transfer Digital
Patrocínio: Ministério da Cultura
Secretaria para o Desenvolvimento das Artes Audiovisuais (SDAv / MINC)

*Outras informações com Alexis Parrot pelo telefone (31) 9206-1792, e-mails a.parrot@uol.com.br e alexis@redeminas.com.br e Marcos Pimentel, (32) 9977-9738 e 3214-1767.

2/5/2024 - SS
PJF inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos no próximo sábado, 4
Prefeita Margarida Salomão faz balanço da atuação do Executivo em 2024
2/5/2024 - SEL