Comset lança Selo de Responsabilidade Socioeducativa para o Trânsito
A Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset), que tem como um dos membros participantes a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), lança, nesta quinta-feira, 28, o Selo de Responsabilidade Socioeducativa para o Trânsito. A cerimônia de apresentação da iniciativa aos empresários e à comunidade acontece a partir das 9h, na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua, 72, 3° andar), e contará com as presenças do prefeito Custódio Mattos, do secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, e da presidente da Comset, Cláudia Ferreira.
A iniciativa, inédita no município, tem o objetivo de mobilizar as empresas a traçarem o caminho da sustentabilidade no trânsito, reconhecendo as que se preocupam com as relações harmônicas entre a sociedade, o trânsito e o meio ambiente. Para isso, busca estimulá-las a implementar, em seu cotidiano, ações de conscientização para o trânsito, a fim de diminuir os acidentes, a violência no trânsito, a emissão de gases poluentes e a gerência de resíduos.
Para o secretário Márcio Gomes Bastos, este trabalho junto a este setor é mais uma ferramenta de mobilização e conscientização da sociedade. “As ações estimuladas pelo Selo de Responsabilidade Socioeducativa para o Trânsito certamente trarão benefícios à comunidade, já que elas terão, como objetivo, a promoção de medidas que assegurem um trânsito seguro e fluido”, afirma.
Podem se candidatar pessoas jurídicas de todos os portes, localizadas na região da Zona da Mata Mineira, com mais de um ano de funcionamento. As empresas deverão realizar ações socioeducativas voltadas à melhoria no trânsito no período de julho de 2011 a julho de 2012. As candidatas devem, necessariamente, estar regularizadas e praticar a responsabilidade socioeducativa para o trânsito interna e externamente.
As inscrições poderão ser realizadas entre 29 de julho e 12 de agosto de 2011, no site da astransp (www.astransp.com.br). O formulário preenchido e impresso deverá ser entregue, junto com os documentos obrigatórios, na sede da Astransp (Rua Espírito Santo, 296, Centro), ou enviados por fax ou pelos Correios. Ao todo, 50 vagas serão disponibilizadas aos interessados.
Após o envio do formulário devidamente preenchido e da documentação da empresa dentro do prazo, as empresas terão até 31 de agosto de 2011 para enviar à Astransp uma cópia do Roteiro de Projetos a serem desenvolvidos no período de 10 meses. Vale lembrar que esse relatório será uma previsão das ações a serem desenvolvidas e que poderá sofrer alterações.
Já as avaliações acontecerão de outubro de 2011 a julho de 2012, período em que as empresas deverão encaminhar relatórios mensais comprovando as ações desenvolvidas. As empresas participantes também serão avaliadas por meio de visitas previamente agendadas, que serão definidas através de sorteios realizados pela comissão de avaliação do selo. Ao final de 10 meses (julho 2012) serão somadas as pontuações mensais com o intuito de selecionar aquelas empresas que estão aptas a receber o Selo de Responsabilidade Socioeducativo para o Trânsito.
As empresas que atingirem pontuação total compreendida entre 100 e 76 pontos receberão o selo “ouro”. Já as empresas que atingirem pontuação total compreendida entre 75 e 51 pontos receberão o selo “prata”, enquanto aquelas que atingirem pontuação igual a 50 pontos receberão o selo “bronze”.
A Comset, promotora da iniciativa, tem como principal atribuição elaborar projetos de educação para o trânsito junto à sociedade. Tem como público alvo instituições de ensino, empresas públicas e privadas, buscando impulsionar as políticas de mobilidade urbana, conscientizando os cidadãos e as empresas do município no que se refere aos valores que regem o bom aproveitamento das vias e a responsabilidade socioeducativa no trânsito. Além da Settra, fazem parte da Comset a Astransp, Câmara Municipal, Polícia Militar, Sest Senat, Polícia Rodoviária Federal, Associação dos Agentes de Trânsito, Conselho de Segurança Pública São Mateus, Ong Somar, MRS, entre outros.
Veja, no anexo, o regulamento do Selo.
* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 /7599.