NOTÍCIAS: SARH
JUIZ DE FORA - 17/4/2009 - 17:57

Portal de Notícias PJF | “JF Eficiência” - Prefeitura lança programa para melhorar a qualidade dos serviços municipais | SARH - 17/4/2009
Melhorar a qualidade dos serviços públicos municipais por meio da otimização dos recursos humanos e financeiros. Com esse objetivo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), lançou o programa “JF Eficiência”. Qualidade no Atendimento, Projeto Eu sou a Prefeitura, Indicadores de Gestão, Qualidade no Gasto Administrativo, Catálogo de Serviços e novo Arquivo da Prefeitura são as ações que fazem parte do “JF Eficiência”, instituído pelo prefeito Custódio Mattos e pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Vitor Valverde, na tarde desta sexta-feira, dia 17.

Para melhorar a qualidade no atendimento, a SARH, desde o último dia 2, já está capacitando 50 servidores que desempenham funções de atendimento ao público externo e interno. Até o final do ano, a previsão de Vitor Valverde é capacitar cerca de 500 funcionários. A partir do dia 1º de junho, começa a ser realizado um censo com os servidores da administração direta e indireta da PJF. O projeto “Eu sou a Prefeitura” vai realizar um recadastramento dos dados pessoais e revelar o perfil profissional de cada funcionário. Em quatro meses, este trabalho será concluído e será todo informatizado.

Já a ação Indicadores de Gestão teve início em janeiro deste ano e visa a produzir relatórios gerenciais com dados sobre as despesas da administração municipal, situação da frota de veículos, levantamento do patrimônio da PJF e gestão de pessoas entre outros itens. O secretário de Administração garante que, com esta iniciativa, a administração municipal vai conseguir avanços na gestão dos recursos públicos e, também, na qualidade dos serviços prestados. Durante o lançamento do programa JF Eficiência, Vitor Valverde já entregou ao prefeito Custódio Mattos, o resumo de 115 relatórios gerenciais referentes até o dia 31 de março.

Em relação ao item Qualidade do Gasto Administrativo, Vitor Valverde vai monitorar os gastos da sua pasta para ter uma visão clara das despesas da SARH. Para o êxito desta ação, os chefes dos departamentos de Execução Instrumental (Dein’s) estão passando por treinamento.

Todas as informações das unidades administrativas, como endereços, tipos de serviços e telefones serão reunidos em um Catálogo de Serviços. Esta iniciativa será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Comunicação Social.

E a última ação do JF Eficiência é a criação do novo Arquivo Histórico da Prefeitura. A estrutura física e a gestão do espaço serão reestruturados. A sede do novo arquivo será na antiga Estação Ferroviária Mariano Procópio. “Vamos digitalizar os documentos e resguardar a memória da cidade com esta iniciativa”, garante Valverde.

O prefeito Custódio Mattos afirmou que a missão do servidor público é levar os produtos e serviços para quem mais necessita. “Essa é uma das tarefas mais difíceis para nós, funcionários públicos”, enfatizou. Segundo o prefeito, a crise em que a Prefeitura de Juiz de Fora entrou não foi maior por causa da qualificação dos servidores. “Estamos em uma organização pública, voltada para o interesse público, que passou por uma grave crise que não foi maior devido aos funcionários que são muito treinados e dedicados”, afirmou.

Desburocratização

Durante o lançamento do programa, o prefeito Custódio Mattos assinou decreto que elimina toda e qualquer exigência de reconhecimento de firma ou autenticação de documentos para registros ou pedidos que envolvam os órgãos municipais. A medida tem como finalidade desburocratizar a relação entre o cidadão e os órgãos do Governo municipal. Com isso, a partir de agora, as cópias simples de documentos e assinaturas sem o reconhecimento em cartório serão aceitas pelos servidores em todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta.

*Outras informações com a Secretaria de Comunicação Social pelos telefones 3690-7599 / 7245.

23/5/2024 - SMU
Ação do Movimento Maio Amarelo conscientiza mais de 600 pedestres no Centro
23/5/2024 - PREFEITA
Prefeita detalha obras da cidade em visita com a imprensa