Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 20/10/2008 - 12:26



Funalfa divulga vencedores do 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | Funalfa divulga vencedores do 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora | FUNALFA - 20/10/2008
Os espetáculos “Cidade das Donzelas”, da Troupp Pas D’Argent (foto abaixo), e “A Incrível Viagem da Família Aço”, da Cia. Entreato, ambas do Rio de Janeiro, receberam, respectivamente, os prêmios de melhores espetáculos adulto e infantil do 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, promovido pela Prefeitura, através da Funalfa. As montagens foram destaques na mostra competitiva e colecionaram troféus em diversas áreas. A Troupp Pas D’Argent recebeu sete premiações, e a Cia. Entreato, seis. A Cia. de Atores Academia, de Juiz de Fora, também teve bom desempenho, vencendo três categorias. A peça “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo, de Belo Horizonte, foi a ganhadora do Prêmio Destaque, criado nesta edição do festival, pela busca de uma linguagem cênica nova e dinâmica.

Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram os 12 espetáculos da mostra competitiva e a montagem “Sobre Mentiras e Segredos”, do Grupo Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro, melhor espetáculo adulto da edição 2007, apresentado na cerimônia de encerramento, neste domingo, dia 19, no Cine-Theatro Central. A média de público foi de 308 pessoas por espetáculo. Os convites foram trocados por alimentos, que serão doados ao Abrigo Santa Helena, e por livros de literatura, que a Funalfa vai encaminhar para bibliotecas comunitárias da cidade.

Confira os resultados:

INFANTIL

* Melhor espetáculo: “A Incrível Viagem da Família Aço”, da Cia. Entreato, do Rio de Janeiro;
* Melhor direção: Perpétuo Peralta, por “A Princesa Diva, Adivinha”, da Cia. da Boca, de São José do Rio Preto (SP);
* Melhor ator: Marcelo Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”, da Cia. Entreato;
* Melhor atriz: Lú Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato;
* Melhor ator coadjuvante: Richard Goulart, “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato;
* Melhor atriz coadjuvante: a comissão julgadora optou por não indicar premiada na categoria;
* Melhor cenário: Nilza Bandeira James e Paulo Berberick, por “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia, de Juiz de Fora;
* Melhor figurino: Labibe Simão, por “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia;
* Melhor texto original: Lú Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato;
* Melhor iluminação: Jorginho de Carvalho, por “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia;
* Melhor trilha sonora: Marcelo Gatelli e Lú Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato.

ADULTO

* Melhor espetáculo: “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent, do Rio de Janeiro;
* Melhor direção: Marcela Rodrigues, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor ator: Orlando Caldeira, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor atriz: Carla Tausz, por “Jozú, o Encantador de Ratos”; do Instituto Hilda Hilst, do Rio de Janeiro;
* Melhor ator coadjuvante: por decisão do júri, não houve indicado nesta categoria;
* Melhor atriz coadjuvante: por decisão do júri, Carolina Garcês, Lilian Meireles e Natalie Rodrigues dividiram o prêmio, pela atuação no espetáculo “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor cenário: Gil Esper, “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo, de Belo Horizonte;
* Melhor figurino: Paolo Mandatti, por “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo;
* Melhor texto original: Marcela Rodrigues, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor iluminação: Paulo César Medeiros, por “Jozú, o Encantador de Ratos”; do Instituto Hilda Hilst;
* Melhor trilha sonora: Marcela Rodrigues, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Prêmio Destaque: “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo, de Belo Horizonte, pela busca de uma linguagem cênica nova e dinâmica.

JÚRI POPULAR

* Espetáculo infantil: “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia;
* Espetáculo adulto: “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;

Retrospectiva

O 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora mobilizou a cidade com 27 apresentações teatrais, sendo 12 na mostra competitiva, além de duas mesas-redondas, oficinas, lançamento de livro e uma exposição, que fez a retrospectiva do teatro na cidade. Nesta edição, 84 espetáculos foram inscritos, representando 30 municípios de seis estados e do Distrito Federal.

“Tudo funcionou perfeitamente. Os grupos de fora se sentiram acolhidos, os artistas ficaram satisfeitos com a infra-estrutura e o público prestigiou os espetáculos e as mesas-redondas. O festival conseguiu cumprir seu papel de propiciar a discussão e a troca de experiências, com vistas à renovação permanente da arte teatral, além de oferecer ao público a oportunidade de conferir montagens de excelente qualidade”, avaliou o superintendente da Funalfa e coordenador geral do evento, Toninho Dutra.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.



 IMPRIMIR 
11/9/2026 - FUNALFA
PJF divulga projetos selecionados para a última cessão de uso dos estúdios do Polo JF Cine em 2026
11/9/2026 - SE
5º LiterArte reúne apresentações artísticas, exposição e atividades formativas
11/9/2026 - PREFEITURA
Juiz de Fora sedia 9ª Escola de Resiliência de Mercocidades com representantes de cidades da América do Sul
11/9/2026 - SE
Secretaria de Educação promove seminário voltado à educação inclusiva
11/9/2026 - SAS
COMSEA-JF passa a emitir o atestado de existência e funcionamento das Cozinhas Solidárias de Juiz de Fora a partir do dia 11
11/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de rede em avenida do bairro Ponte Preta nesta segunda-feira, 14
10/9/2026 - SESUC
Projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas leva atividades à E.M. Cosete de Alencar
10/9/2026 - SE
Secretaria de Educação informa alteração no expediente nesta sexta-feira, 11
10/9/2026 - FUNALFA
Prefeitura apoia preparação de produtoras para a MAX Minas Audiovisual
10/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem mais de 800 oportunidades de emprego
10/9/2026 - SEDH
Praça da Estação recebe feira que celebra diversidade religiosa e culturas de diferentes países neste sábado, 12
10/9/2026 - SESUC
Capacitação continuada: Guarda Municipal recebe treinamento para padronização de atuação
10/9/2026 - SS
Farmácia Central promove ação do Setembro Amarelo nesta sexta-feira, 11
9/9/2026 - SEDH
PJF divulga entidades inscritas para integrar o Comitê Pop Rua-JF
9/9/2026 - SEDIC
Com grandes eventos, como o Unicorn Summit South America 2026, Juiz de Fora se consolida como a Cidade da Inovação
9/9/2026 - SEDUPP
Reconhecimento internacional na proteção à infância: Juiz de Fora participa da Urban95 Academy Network
9/9/2026 - SEDIC
Mutirão do Mercado Livre em parceria com a Prefeitura oferece salário de até R$ 2,4 mil e benefícios
9/9/2026 - SDA
Circuito de Eventos Agropecuários de Juiz de Fora encerra programação com dois torneios em Pirapetinga e Filgueiras neste fim de semana
8/9/2026 - PREFEITURA
Programa Compra Assistida - Mais de mil famílias rumo à moradia digna em Juiz de Fora
8/9/2026 - SEDUPP
Prefeitura de Juiz de Fora e Girl Up Brasil promovem atividade sobre mudanças climáticas e gênero no bairro Nova Era I
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora