Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 20/10/2008 - 12:26



Funalfa divulga vencedores do 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | Funalfa divulga vencedores do 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora | FUNALFA - 20/10/2008
Os espetáculos “Cidade das Donzelas”, da Troupp Pas D’Argent (foto abaixo), e “A Incrível Viagem da Família Aço”, da Cia. Entreato, ambas do Rio de Janeiro, receberam, respectivamente, os prêmios de melhores espetáculos adulto e infantil do 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, promovido pela Prefeitura, através da Funalfa. As montagens foram destaques na mostra competitiva e colecionaram troféus em diversas áreas. A Troupp Pas D’Argent recebeu sete premiações, e a Cia. Entreato, seis. A Cia. de Atores Academia, de Juiz de Fora, também teve bom desempenho, vencendo três categorias. A peça “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo, de Belo Horizonte, foi a ganhadora do Prêmio Destaque, criado nesta edição do festival, pela busca de uma linguagem cênica nova e dinâmica.

Cerca de quatro mil pessoas prestigiaram os 12 espetáculos da mostra competitiva e a montagem “Sobre Mentiras e Segredos”, do Grupo Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro, melhor espetáculo adulto da edição 2007, apresentado na cerimônia de encerramento, neste domingo, dia 19, no Cine-Theatro Central. A média de público foi de 308 pessoas por espetáculo. Os convites foram trocados por alimentos, que serão doados ao Abrigo Santa Helena, e por livros de literatura, que a Funalfa vai encaminhar para bibliotecas comunitárias da cidade.

Confira os resultados:

INFANTIL

* Melhor espetáculo: “A Incrível Viagem da Família Aço”, da Cia. Entreato, do Rio de Janeiro;
* Melhor direção: Perpétuo Peralta, por “A Princesa Diva, Adivinha”, da Cia. da Boca, de São José do Rio Preto (SP);
* Melhor ator: Marcelo Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”, da Cia. Entreato;
* Melhor atriz: Lú Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato;
* Melhor ator coadjuvante: Richard Goulart, “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato;
* Melhor atriz coadjuvante: a comissão julgadora optou por não indicar premiada na categoria;
* Melhor cenário: Nilza Bandeira James e Paulo Berberick, por “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia, de Juiz de Fora;
* Melhor figurino: Labibe Simão, por “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia;
* Melhor texto original: Lú Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato;
* Melhor iluminação: Jorginho de Carvalho, por “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia;
* Melhor trilha sonora: Marcelo Gatelli e Lú Gatelli, por “A Incrível Viagem da Família Aço”; da Cia. Entreato.

ADULTO

* Melhor espetáculo: “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent, do Rio de Janeiro;
* Melhor direção: Marcela Rodrigues, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor ator: Orlando Caldeira, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor atriz: Carla Tausz, por “Jozú, o Encantador de Ratos”; do Instituto Hilda Hilst, do Rio de Janeiro;
* Melhor ator coadjuvante: por decisão do júri, não houve indicado nesta categoria;
* Melhor atriz coadjuvante: por decisão do júri, Carolina Garcês, Lilian Meireles e Natalie Rodrigues dividiram o prêmio, pela atuação no espetáculo “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor cenário: Gil Esper, “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo, de Belo Horizonte;
* Melhor figurino: Paolo Mandatti, por “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo;
* Melhor texto original: Marcela Rodrigues, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Melhor iluminação: Paulo César Medeiros, por “Jozú, o Encantador de Ratos”; do Instituto Hilda Hilst;
* Melhor trilha sonora: Marcela Rodrigues, por “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;
* Prêmio Destaque: “Máquina de Pinball”; da Cia. O Coletivo, de Belo Horizonte, pela busca de uma linguagem cênica nova e dinâmica.

JÚRI POPULAR

* Espetáculo infantil: “Vô Candinho e seus Bonecos”; da Cia. de Atores Academia;
* Espetáculo adulto: “Cidade das Donzelas”; da Troupp pas D’Argent;

Retrospectiva

O 3º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora mobilizou a cidade com 27 apresentações teatrais, sendo 12 na mostra competitiva, além de duas mesas-redondas, oficinas, lançamento de livro e uma exposição, que fez a retrospectiva do teatro na cidade. Nesta edição, 84 espetáculos foram inscritos, representando 30 municípios de seis estados e do Distrito Federal.

“Tudo funcionou perfeitamente. Os grupos de fora se sentiram acolhidos, os artistas ficaram satisfeitos com a infra-estrutura e o público prestigiou os espetáculos e as mesas-redondas. O festival conseguiu cumprir seu papel de propiciar a discussão e a troca de experiências, com vistas à renovação permanente da arte teatral, além de oferecer ao público a oportunidade de conferir montagens de excelente qualidade”, avaliou o superintendente da Funalfa e coordenador geral do evento, Toninho Dutra.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.



 IMPRIMIR 
15/3/2026 - DEMLURB
Demlurb mantém frentes de limpeza em bairros da cidade neste domingo, 15
13/3/2026 - SEBEAL
Castramóvel é entregue na Prefeitura e amplia atendimento da Secretaria do Bem-Estar Animal
13/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para consultor de vendas e outras oportunidades de emprego
13/3/2026 - SMU
Trânsito é normalizado em vias do Democrata nesta sexta-feira, 13
13/3/2026 - SEDIC
Campanha “Valorize JF” mobiliza parceiros para fortalecer a economia local
13/3/2026 - SEDIC
Live orienta empreendedores sobre acesso a linhas de crédito após período de chuvas em Juiz de Fora
13/3/2026 - PROCON
Procon/JF reforça fiscalização de combustíveis e gás para garantir transparência nos preços
13/3/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça força-tarefa de limpeza em 22 bairros da cidade nesta sexta-feira (13/03)
12/3/2026 - SS
Unidade móvel do programa "Agora Tem Especialistas" passa a oferecer exames de ultrassom
12/3/2026 - SS
PJF oferece atendimentos no PAM Marechal nesta quinta-feira, 14, em campanha pelo Dia Mundial do Rim
12/3/2026 - SAS
Prefeitura orienta famílias desalojadas e beneficiários sobre cadastros e saques de benefícios após chuvas
12/3/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza evento de adoção de animais na Praça CEU neste sábado, 14
12/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para técnico em celulares e outras oportunidades de emprego
12/3/2026 - SEL
PJF convoca reunião da 31ª edição dos Jogos Intercolegiais para próxima sexta, 13
12/3/2026 - DEMLURB
Demlurb reforça força-tarefa de limpeza em 18 bairros nesta quinta-feira, 12
11/3/2026 - SE
PJF avança na retomada da rede municipal: creches parceiras reabrem e cinco escolas voltam na segunda-feira
11/3/2026 - SO
Só em fevereiro, Prefeitura retira mais de 28 toneladas de lixo das bocas de lobo; são 67,2 toneladas no ano
11/3/2026 - SEDUPP
Fiscalização interdita hamburgueria no bairro São Mateus após denúncia
11/3/2026 - SDA
Prazo para entrega de envelopes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) termina nesta sexta-feira, 13
11/3/2026 - DEMLURB
Demlurb realiza ações de limpeza em 17 bairros nesta quarta-feira, 11
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2