Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 5/8/2010 - 12:16



Mais cinco linhas do transporte coletivo passam a operar com novo modelo nesta sexta-feira



Portal de Notícias PJF | Mais cinco linhas do transporte coletivo passam a operar com novo modelo nesta sexta-feira | SETTRA - 5/8/2010
Mais cinco linhas do Transporte Coletivo Urbano (TCU) de Juiz de Fora terão o fluxo de passageiros invertido nesta sexta-feira, 6. No total, mais 3.404 usuários passam a entrar pela porta da frente (veja anexo). A mudança teve início na última segunda-feira, 2. Somente esta semana, 29 linhas e 41 ônibus já estarão com as alterações concluídas, o que representa 8% da frota do transporte coletivo - que conta com 529 veículos.

A secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) garante que 25% dos coletivos do Município estarão com a roleta invertida até o final deste mês. A Settra informa, ainda, que tanto a inversão do fluxo quanto o cadastramento dos idosos no Cartão Passe Livre são gradativos, com previsão de término no dia 15 de dezembro, quando aumenta o fluxo de passageiros devido às festas de final de ano e a realização dos vestibulares. Cada ônibus fica parado até dois dias ao passar pelas alterações, o que justifica a mudança gradual.

Com a mudança do embarque, a roleta também vai mudar para a parte dianteira do veículo, próxima ao motorista. Entre os benefícios estão o menor tempo de embarque, mais conforto e maior espaço útil para acomodação dos usuários, já que o orientador do fluxo de passageiros será eliminado; aproximação dos cobradores e motoristas, o que vai reduzir os assaltos e aumentar a segurança no embarque e desembarque dos cadeirantes; indução dos passageiros a não atravessar na frente dos ônibus, com a consequente redução dos acidentes; igualdade no embarque para as gratuidades, acabando com a discriminação contra os usuários que têm direito a esse benefício.

Todos os usuários deverão ficar atentos às sinalizações na frente e nas laterais dos ônibus. Antes da roleta, próxima ao motorista, os assentos preferenciais para grávidas, idosos, obesos e portadores de deficiência continuam assegurados. Nos ônibus com motor dianteiro (97% da frota) são sete bancos para estas quatro categorias. Já os veículos com motor traseiro possuem oito assentos preferenciais.

Os cadeirantes continuam entrando pela porta do meio, onde fica instalado o elevador. Espelhos convexos junto às portas dos ônibus serão instalados com o objetivo de manter a segurança na hora do desembarque. E os cordões das campainhas e os balaústres serão estendidos até a parte traseira do veículo.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7599/7245.







 IMPRIMIR 
21/7/2026 - CESAMA
Manutenção programada na elevatória Fontesville pode afetar o abastecimento de água do bairro nesta quarta-feira, 22
21/7/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Eletricista e outras oportunidades de emprego
21/7/2026 - SDA
Terra Boa: PJF entrega mais de 12 toneladas de composto orgânico no primeiro semestre e inscrições para julho seguem abertas
21/7/2026 - SS
Combate à dengue é intensificado em seis regiões nesta terça, 21
21/7/2026 - SEL
JEMG 2026: atletas de Juiz de Fora conquistam títulos estaduais e representam o município com destaque em Belo Horizonte e Betim
20/7/2026 - PREFEITA
Prefeita sanciona leis para reestruturação de plano de saúde de servidores públicos
20/7/2026 - FUNALFA
Sessão especial da Tela Brasileira traz curadoria do 6º Festicidi ao Cinema Alameda nesta terça-feira, 21
20/7/2026 - SEDIC
Vagou JF disponibiliza mais de 300 oportunidades de emprego
20/7/2026 - CESAMA
Sistema de abastecimento do Esplanada passa por manutenção programada nesta terça-feira, 21
20/7/2026 - SEL
77ª Corrida da Fogueira reúne 3,5 mil atletas e celebra tradição em Juiz de Fora
20/7/2026 - CESAMA
Cesama realiza manutenção programada na elevatória Alto dos Pinheiros nesta terça-feira, 21
20/7/2026 - SETUR
Caminhando pela História destaca a tradição do Vinho de Inverno em edição especial
20/7/2026 - SS
Prefeitura promove ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti em bairros de sete regiões nesta segunda, 20
20/7/2026 - SEDH
CMDCA promove reunião plenária ampliada em comemoração aos 36 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
20/7/2026 - SDA
SDA fortalece produtores rurais com Dias de Campo e rodas de conversa no Circuito de Torneios Leiteiros
17/7/2026 - PREFEITURA
Nota à imprensa
17/7/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para cuidador de idosos e outras oportunidades de emprego
17/7/2026 - SS
Combate à dengue é intensificado em cinco regiões nesta sexta-feira, 17
17/7/2026 - SEDUPP
Mais 12 famílias assinam novos contratos do programa Compra Assistida e avançam para a casa própria
17/7/2026 - SMU
PJF segue com entrega de cartões do Passe Livre Estudantil; total já se aproxima de 40 mil
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora