

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, assinou nesta terça-feira, 30, a ordem de serviço para o início das obras do Centro Comunitário pela Vida (Convive), no bairro Parque das Águas. O equipamento representa mais um investimento do Governo Federal no município, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e integra ações nas áreas de educação, esporte, lazer, segurança, cidadania e inclusão social.
Durante a assinatura, a prefeita destacou o papel do Convive na política de segurança cidadã e na garantia de direitos. “Hoje assinamos o contrato de construção de um dos grandes equipamentos do PAC, o Convive. Este é um equipamento dedicado à segurança em nosso município, uma demonstração clara do compromisso do Governo Federal com a segurança, como uma dimensão importantíssima da cidadania, e também do Governo de Juiz de Fora que vê, com muito orgulho, o fato de Juiz de Fora ser, hoje, a sexta cidade mais segura do Brasil entre as cidades que possuem entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Queremos subir ainda mais nessa classificação, tornando nossa cidade cada vez mais tranquila e segura. Para isso, é preciso que as pessoas tenham direito às suas oportunidades. O Convive é uma aposta nesse sentido. Parabéns, Juiz de Fora”, afirmou.
O investimento é de R$ 15 milhões, com execução pela empresa Ribeiro Alvim e previsão de início das obras no começo de 2026. O novo equipamento será implantado no Parque das Águas, beneficiando diretamente mais de 10 mil famílias da região.
Ao comentar a importância da obra, a vereadora Letícia Delgado, ex-secretária de Segurança Urbana e Cidadania, ressaltou o impacto social do projeto. “Esse sonho foi construído para levar à comunidade do Parque das Águas e de todos os bairros do entorno a possibilidade de terem oportunidades. A oportunidade de acesso a direitos, lazer, esporte, educação e assistência social. É um equipamento onde o Estado garante que as pessoas possam ter o direito de sonhar. É um grande passo para construir uma política de segurança pública que alie prevenção e garantia de direitos”, destacou.
O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Tadeu David, reforçou o papel estratégico do Convive na política municipal de segurança. “Um dos pilares da nossa política é a prevenção à criminalidade. Esse equipamento vem ao encontro dessa diretriz, pois combate todas as formas de violência em um equipamento só. Isso é importante para que a gente possa otimizar, trazer as pessoas e avançar nessa transformação dos cidadãos”, ressaltou.
Representando a Caixa Econômica Federal, Fabrício Baessa destacou a relevância do projeto no cenário nacional. “Para a Caixa, é uma grande satisfação participar desse projeto em Juiz de Fora. Sabemos da relevância de um centro como esse para comunidades carentes, promovendo inclusão social, esporte e geração de oportunidades”, afirmou.
A secretária de Obras, Bruna Rocha, destacou o caráter integrado da iniciativa e informou sobre o cronograma. “Iniciaremos os projetos complementares para que já no início do ano a obra tenha início e que a obra fique pronta já em 2026”, pontuou.
O Convive
O Centro Comunitário pela Vida será implantado na Rua Maestro José Quirino, s/n, no bairro Parque das Águas, com acesso principal pela Rua Rogério Fernando Scoralick, onde ficará a guarita entre as entradas de pedestres e veículos. O terreno faz divisa com a Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão.
A estrutura contará com campo de futebol sintético, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, parquinho, vestiários, salas de ensino, auditório, espaço destinado à Assistência Social, guarita e estacionamento, compondo um complexo integrado voltado ao fortalecimento comunitário e à valorização da vida.