NOTÍCIAS:MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 17/1/2019 - 14:30
Pesquisa no Museu: Criação da Liga Mineira Contra a Tuberculose é tema de doutorado

Através do mapeamento das elites da sociedade juiz-forana na transição do século 19 para o 20, o estudante Maciel Fonseca está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de doutorado. A pesquisa aborda a promoção da assistência à saúde no município, através da fundação da Liga Mineira Contra a Tuberculose. Além da consulta a jornais da época no acervo do Museu Mariano Procópio, dois objetos de pesquisa ganharam destaque: um leque comemorativo de 1904, produzido para uma festa beneficente, e um painel em concreto com nomes de participantes da entidade, localizado na área externa da instituição.
Os jornais "O Farol" e "Jornal do Comércio" faziam publicações constantes das ações da Liga, os donos dos veículos de imprensa integravam o trabalho de assistência prestado por ela. Uma das curiosidades é o motivo pelo qual a peça teria ido parar no pátio do Museu. Uma possível explicação seria o vínculo de Alfredo Ferreira Lage com a entidade, e, por isso, com a demolição do Dispensário Eduardo Meneses da Liga Mineira de Tuberculose, o painel foi transferido para o Museu, na década de 60. A transferência contou a participação do Estado e de outras entidades, sendo restaurada pela Prefeitura em 1965.
Durante a graduação para o curso de história da Universidade Federal de Juiz de Fora, Maciel já realizava estudo na instituição, tendo como suporte a equipe do Departamento de Acervo Técnico (DAT).
O Museu possibilita uma infinidade de linhas de estudo e pesquisas. Por isso, há constante procura pelo meio acadêmico. A fundação recebe, anualmente, solicitações para estudos sobre diferentes temas. As solicitações podem ser realizadas pelo telefone 3690-2200 ou pelo portal de serviços da Prefeitura de Juiz de Fora.
Foto: Divulgação
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Museu Mariano Procópio: 3690-2004.
IMPRIMIR