|   -A     Padrão     A+   |  

Secretaria de Saúde - SS

CULTURA DE PAZ E PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS: TECENDO REDES

Apresentação


O projeto “Plano Municipal do Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas” (Cultura da Paz e Prevenção das violências: Tecendo Redes) desenvolve-se por meio de parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desde julho de 2022. Atua com uma equipe muldisciplinar, composta por professores pesquisadores, alunos e bolsistas da UFJF com foco no desenvolvimento de atividades de mapeamento, capacitação e comunicação para aperfeiçoamento da rede de enfrentamento às violências no município da Zona da Mata Mineira. A iniciativa é pautada, ainda, na efetiva e colaborativa participação de servidores dos diversos equipamentos de saúde de Juiz de Fora, em especial os sob a responsabilidade da PJF. A partir do reconhecimento das dinâmicas e particularidades das unidades e dos profissionais que atendem às vítimas de violências, o “Cultura da Paz” busca reestruturar os fluxos e fortalecer a rede de acolhimento, prevenção e enfrentamento dos casos.

Com base nesse trabalho, estão na agenda ações de formação continuada para capacitação de agentes da área de saúde que recebem a pessoa em circunstâncias de suspeita ou confirmação de alguma ocorrência que indique para as situações tipificadas na ficha de notificação de violência interpessoal/ autoprovocada. Compreende-se que essa formação qualificada contribui para a formação de um banco de dados estratégico para pesquisas e direcionamentos de políticas públicas, bem como para o aprimoramento do fluxo de redes que envolve esse cenário. As atividades contam, também, com mobilização social e com campanhas relacionadas a` prevenção das viole^ncias e à mobilização pela cultura da paz. Com isso, o município pode aperfeiçoar e inovar seu trabalho a partir de uma organização da rede de saúde, incluindo segmentos não necessariamente inseridos no sistema específico, mas que participam de alguma forma dessa conexão, tal como entidades comunitárias e de assistência social.

Neste contexto, o Núcleo de Assessoria Treinamento e Estudos em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (NATES/UFJF), em parceria com o Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (NuGEA/UFJF) e o Núcleo de Estudos em Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos (NEVIDH/UFJF) propõe um projeto que contribua para o desenvolvimento de parte das ações do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, com a ênfase nessas ações intersetoriais e interinstitucionais capazes de melhorar a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, das dinâmicas de relacionamentos sociais entre pessoas, comunidades e instituições.

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2