| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas - SESMAUR
SERVIÇOS

Reflorestamento - Espécies de Árvores Nativas Regionais

Para os que se interessam na conservação e na recomposição de nossas florestas, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiental e Ordenamento Urbano (Semaur) de Juiz de Fora elaboraram uma listagem, de espécies de árvores nativas regionais.

Na lista, prrocura-se incluir todas as espécies, de porte arbóreo, levantadas em amostragens ou observadas como ocorrentes em formações florestais nativas no município de Juiz de Fora ou em municípios próximos.

As espécies foram agrupadas em Famílias botânicas, alfabeticamente organizadas, e dentro destas, da mesma forma, pelos respectivos nomes científicos. A cada espécie listada procurou-se relacionar, quando possível, o nome popular de uso mais comum.

Ainda, foram incluídas informações sobre altura média atingida por cada espécie e informações ecológicas, como: a produção de frutos para fauna; a exigência, por parte das espécies, pela maior ou menor quantidade de luz para o seu desenvolvimento; adaptação de cada espécie à maior ou menor saturação de água no solo, definida pela maior ou menor freqüência natural de cada espécie em terrenos bem drenados ou com tendência à retenção de água, ou seja, encosta ou área ciliar.

Além de servir como orientação para a recomposição florestal na região, a listagem também busca o propósito de difundir, para estudantes e interessado, informações sobre a flora nativa. O levantamento deve ser compreendido como uma aproximação, cujos dados serão melhorados com a disseminação de resultados de pesquisas anteriores e com o acúmulo de maiores informações a respeito dos nossos fragmentos florestais nativos, crescentemente deteriorados, mas que ainda persistem. Clique aqui e baixe a lista de árvores nativas.
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2