| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas - SESMAUR
QUALIDADE AMBIENTAL

Indicador de Qualidade das Águas

O Projeto "Águas de Minas" adota o IQA - Índice de Qualidade das Águas - e a CT - Contaminação por Tóxicos como indicadores para refletir a situação ambiental dos corpos hídricos nas UPGRHs de Minas Gerais de maneira acessível aos não técnicos.

ESTAÇÕES DE AMOSTRAGEM EM JUIZ DE FORA DA UPGRHs PS01
ESTAÇÃO DESCRIÇÃO LATITUDE LONGITUDE
BS002 Rio Paraibuna em Chapéu d'Uvas 21°35'35" 43°30'15"
BS006 Rio Paraibuna na ponte da antiga BR-040 em JF 21°40'40" 43°25'59"
BS017 Rio Paraibuna a jusante de Juiz de Fora 21°46'53" 43°19'24"
BS061 Rio do Peixe próximo de sua foz no Rio Paraibuna 21°53'02" 43°23'41"
BS083 Rio Paraibuna na ponte de acesso à represa João Penido 21°43'12" 43°00'24"

Índice de Qualidade das Águas
O IQA foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation dos Estados Unidos, através de pesquisa de opinião junto a vários especialistas da área ambiental, quando cada técnico selecionou, a seu critério, os parâmetros relevantes para avaliar a qualidade das águas e estipulou, para cada um deles, um peso relativo na série de parâmetros especificados.

O tratamento dos dados da mencionada pesquisa definiu um conjunto de nove (9) parâmetros considerados mais representativos para a caracterização da qualidade das águas e a cada parâmetro foi atribuído um peso, conforme apresentado abaixo, de acordo com a sua importância relativa no cálculo do IQA, e traçadas curvas médias de variação da qualidade das águas em função da concentração do mesmo.

PARÂMETROS PARA CARACTERIZAR ÁGUAS
PARÂMETRO PESO WI
Oxigênio dissolvido - OD (%ODSat) 0,17
Coliformes fecais (NMP/100mL) 0,15
PH - 0,12
DBO (mg/L) 0,10
Nitratos (mg/L NO3) 0,10
Fosfatos (mg/L PO4) 0,10
Variação na temperatura (°C) 0,10
Turbidez (UNT) 0,08
Resíduos totais (mg/L) 0,08


No Projeto "Águas de Minas", os resultados laboratoriais gerados, alguns deles utilizados no cálculo do IQA, são armazenados em um banco de dados em Access, que também efetua comparações entre os valores obtidos.

As metodologias para o cálculo do IQA consideram duas formulações, uma aditiva e outra multiplicativa. Neste trabalho, adota-se o IQA multiplicativo, variando de 0 a 100; são considerados a qualidade de cada parâmetro citado, obtido através da curva média específica de qualidade, e o peso atribuído ao parâmetro

Para o cálculo do IQA é utilizado um software desenvolvido pelo CETEC - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais.

Assim definido, o IQA reflete a interferência por esgotos sanitários e outros materiais orgânicos, nutrientes e sólidos.

Contaminação por Tóxicos - CT
Em função das concentrações observadas dos parâmetros tóxicos, amônia, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cianetos, cobre, cromo hexavalente, índice de fenóis, mercúrio, nitritos, nitratos e zinco, a contaminação por tóxicos é caracterizada como Baixa, Média ou Alta.

Compara-se os valores analisados com os limites definidos nas classes de enquadramento dos cursos de água pelo Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM na Deliberação Normativa Nº 10/86.

A denominação Baixa refere-se à ocorrência de concentrações iguais ou inferiores a 20% dos limites de classe de enquadramento do trecho do curso de água onde se localiza a estação de amostragem. A contaminação Média refere-se à faixa de concentração entre 20% e 100% dos limites mencionados, enquanto que a contaminação Alta refere-se às concentrações superiores a 100% dos limites. A pior situação identificada no conjunto total de resultados das campanhas de amostragem, para qualquer parâmetro tóxico, define a faixa de contaminação do período em consideração.

Portanto, se apenas um dos parâmetros tóxicos em uma dada estação de amostragem mostrar-se com valor acima de 100%, isto é, o dobro da sua concentração limite na DN COPAM 10/86, em pelo menos uma das campanhas do ano, a contaminação por tóxicos da água naquela estação de amostragem será considerada alta no ano em análise.

O nível de qualidade é apresentado com a cor do valor resultante da média aritmética anual dos valores de IQA das quatro campanhas de amostragem, no trecho de curso de água situado a montante da estação em referência. A contaminação por tóxicos baseia-se no conjunto total de resultados avaliados para cada estação de amostragem, sendo representada no próprio ponto com a cor representativa da pior condição observada na estação no ano em referência. O mapa foi gerado a partir de bases cartográficas em escalas 1:100.000 e 1:50.000, digitalizadas no contexto do projeto GeoMINAS, cartas topográficas do IBGE utilizando-se o software ArcView.

DOWNLOAD
• Mapas Trimestrais Abrir
• Resultados das Análises Físico-químicas e Bacteriológicas Abrir
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2