| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas - SESMAUR
PARQUE DA LAJINHA

Pesquisas

A preservação das áreas remanescentes de Mata Atlântica tem sido apontada como o maior, e mais urgente, problema de conservação do país. O desenvolvimento da região sudeste (em termos de aumento da área urbana, agrícola e industrial), acarretou uma grande devastação de áreas florestadas, o que acarretou na maioria dos casos a redução de tais áreas a fragmentos isolados, que sofrem constantes pressões antrópicas.

Esta é a situação atual da região da Zona da Mata Mineira, que sofreu desde o período colonial com os desflorestamentos intensivos para ocupação e uso do solo. Com isso, como dito anteriormente, a cobertura florestal ficou reduzida a remanescentes florestais esparsos, sendo que a maioria acha-se em condição bastante perturbada, seja pela retirada seletiva de madeira, queimadas, ou ocupação urbana, seja pelos efeitos da própria fragmentação do contínuo florestal existente.

O município de Juiz de Fora atualmente apresenta uma área verde urbana mínima aberta ao público, sendo o Parque Natural Municipal da Lajinha a principal. Por localizar-se bem próxima ao centro de Juiz de Fora, o Parque Natural Municipal da Lajinha vem sendo um dos principais alvos desse crescimento desordenado.

A área não dispõe de estudos sobre seus recursos biológicos, fauna e flora, e ao mesmo tempo é intensamente freqüentada, resultando num declínio crescente da biodiversidade, e má utilização de seus recursos. Tais atitudes acabam por limitar o acesso a conhecimentos que poderiam ser de grande utilidade para a ciência e a sociedade.

Portanto, cada fragmento possui um perfil próprio com relação à sua composição florística, e para o conhecimento da diversidade da flora do município de Juiz de Fora, torna-se necessário o estudo detalhado de cada remanescente florestal de Mata Atlântica.

A listagem das espécies da flora do Parque Natural Municipal da Lajinha, permitirá caracterizar a formação florestal de um remanescente que vem sofrendo constantes perturbações antrópicas, como poluição e ocupação, que agem indiretamente nesta composição florística.

O conhecimento das espécies ocorrentes no Parque Natural Municipal da Lajinha será um avanço no estudo da flora mineira. Tal conhecimento possibilitará a análise das conclusões que se têm hoje em relação ao estado atual das vegetações mineiras.

Com o resultado do levantamento florístico proposto pela UFJF - ICB - Depto de Botânica, foram conhecidas as famílias, gêneros e espécies de plantas que ocorrem na área, proporcionando a utilização destes dados em estudos posteriores na área botânica e outras áreas correlatas, além da constatação da presença de famílias que possam despertar interesses científicos, econômicos e medicinais. Fátima Regina G. Salimena et al, 2005.

A pesquisa oferece também, subsídios para a reativação turística e cultural da área, onde com o conhecimento da flora e da fauna pode-se delimitar áreas para visitação de escolas, estabelecendo-se um trabalho de educação ambiental visando à aplicação dos conhecimentos sobre a biota na preservação da área.

Contatos
Telefones: (32) 3690-8326 / 3690 7118
E-mail: recursosnatura@pjf.mg.gov.br

Pesquisas para Download
Flora do Parque Natural Municipal da Lajinha - Juiz de Fora - MG - Programa Bic/Júnior - Fapemig 2004/2005 - Relatório Final
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2