| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas - SESMAUR
PARQUE DA LAJINHA

Histórico


O Parque Natural Municipal da Lajinha, assim denominado pelo Decreto n.º 11.266 de 10 de julho de 2012, ocupa a área da antiga Fazenda da Lajinha, havida por desapropriação pela Prefeitura de Juiz de Fora em 1978.

A Floresta Nativa do Parque Natural Municipal da Lajinha é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica do município que abriga um tipo de vegetação caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana. No passado era uma Mata maior contígua e formada pelas matas do Campus Universitário, Fazenda Santa Cândida e Mata do Imperador. A fauna é constituída, predominantemente, por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e artrópodes.
Prefeitura de Juiz de Fora - Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas - SESMAUR- Parque da Lajinha
O Parque Natural Municipal da Lajinha é atualmente a única área verde de médio porte do município, aberta ao público para o lazer e o turismo ecológico. Com todo este potencial, está sendo estudado e analisado para a implantação de um Plano de Manejo, que está sendo elaborado pelos consultores do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, em convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora, sendo o município escolhido entre vários outros da América Latina. O Plano de Manejo está em fase final para apreciação da comunidade de Juiz de Fora e da administração municipal.

Com a implantação do Plano de Manejo, o atual Parque Natural Municipal da Lajinha será incluído na categoria de uma Unidade de Conservação, de acordo com o SNUC –Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, com fins científicos, culturais, de turismo, de lazer e um espaço destinado às práticas de Educação Ambiental.
Prefeitura de Juiz de Fora - Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas - SESMAUR- Parque da Lajinha
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2