|   -A     Padrão     A+   |  

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária - SEDETA
SERVIÇOS

ProLeite


O PROLEITE II foi lançado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em dezembro de 2010. É um programa que objetiva o aumento da produção de leite e de renda do produtor no município. Ele veio substituir o PROLEITE, lançado em 1995, após um grupo de trabalho multi-institucional e multidisciplinar, liderado por um consultor contratado especificamente para este fim, se debruçar sobre as razões da queda de efetividade do PROLEITE. As conclusões obtidas e as diretrizes estabelecidas são explicitadas em documento¹.

Resumidamente, O PROLEITE II se baseia na assistência técnica continuada, isto é, cada produtor recebe a orientação de um técnico que faz, no mínimo, duas vistas durante os primeiros seis meses do produtor no Programa e, a partir daí, no mínimo uma visita mensal à propriedade. As sugestões de mudanças na fazenda são definidas de comum acordo entre produtor e técnico, priorizando investimentos em itens que trarão retorno econômico, e sempre de acordo com as possibilidades financeiras do produtor. Trata-se, portanto, de um compromisso entre produtor e técnico, inclusive com Termo assinado entre as partes, em busca do aumento da lucratividade da exploração leiteira. Anotações simples sobre informações técnicas e econômicas da propriedade são colhidas mensalmente, o que permite a avaliação contínua dos resultados obtidos e a tomada de decisões de medidas corretivas. Como a alimentação é o item que mais onera a produção de leite, ênfase é dada à formação de pastagens melhoradas visando o pastejo intensivo. Esta é a filosofia de trabalho do Programa Balde Cheio, da FAEMG/SENAR, que foi implantado no município por meio do PROLEITE II, amparado por um convênio estabelecido especificamente para este fim. Informações sobre as características do PROLEITE II estão detalhadas em documento¹.

A intenção deste Programa é fazer com que a produção de leite, uma atividade tradicional e importante para o município de Juiz de Fora, seja modernizada e economicamente viável o que propiciará retenção do homem no campo, aumento de renda do produtor e empregos no meio rural.

A se destacar, o papel importante das Associações de Produtores de Leite do município (Palmital, Penido, Pirapitinga, Pires, Privilégio, Rosário de Minas, Sarandira, Torreões, AVILA, APRUNOR e Valadares), fundamentais no sentido de estimular a participação dos produtores, fiscalizar o trabalho em andamento.

PROLEITE II – Compromisso entre produtores e assistência técnica para o desenvolvimento sustentável da pecuária de leite, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, 21p., 2010.

DOCUMENTOS
CARTILHAS
Cartilha Proleite II: Compromisso entre produtores e assistência técnica para o desenvolvimento sustentável da pecuária de leite Abrir
INFORMATIVO
01 - A Assistência Técnica no Proleite II Abrir
02 - O Proleite II/Balde Cheio é fazer piquete? Abrir
03 - Aumentar a produtividade por animal e por área,um bom negócio. Abrir
04 - Composição do rebanho Abrir
05 - Sombra e água fresca Abrir
06 - Manejo Intensivo de pastagens Abrir
07 - Controles a serem efetuados pelo produtor de leite Abrir
MAPAS
Produtores atendidos por técnico Abrir
Produtividade de leite pelo total de vacas no rebanho Abrir
Produtividade de leite por área Abrir
Produtividade do leite por vaca em lactação no rebanho Abrir
Número total de vacas no rebanho Abrir
Percentual de vacas em lactação em relação ao total de vacas no rebanho Abrir
Produção diária de leite Abrir
Distribuição dos produtores Abrir
Número de vacas em lactação no rebanho Abrir
Área dedicada à produção de leite Abrir
Área destinada às vacas em lactação Abrir
Área para produção de silagem Abrir
Área de canavial Abrir
Área de capineira Abrir
Área de pastagens melhoradas Abrir
RELATÓRIOS
Relatório Proleite II 2011/2012 Abrir
Relatório Proleite II 2012 Abrir
Relatório Proleite II 2011 Abrir
PRODUTORES PARTICIPANTES
Relação dos produtores Abrir
VÍDEOS
Lançamento do Proleite II Abrir
Implantação do Proleite II Abrir
Resultados do Proleite II em 2012 Abrir
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2020 - Site versão 3.1