| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Assistência Social - SAS
PROGRAMAS E PROJETOS

Projeto Zapeando a Adolescência


Em sintonia com o Plano Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Assistência Social desenvolveu o Projeto Zapeando a Adolescência, destacando a importância de se estudar a adolescência vulnerável através de uma construção coletiva, com base na experiência dos profissionais executores, unindo forças com a formação de redes.

O projeto focou o atendimento ao adolescente de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, prioritariamente nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e nos Programas de Inclusão Socioprodutiva de Juiz de Fora.

Além disso, propôs estratégias de superação de alguns desafios já detectados, como por exemplo, a dificuldade de adesão do adolescente aos equipamentos da SAS, a rotatividade no que diz respeito à sua permanência nestes locais e a insatisfação com algumas atividades oferecidas. Entre elas, as ações que pareciam estar desvinculadas de seus desejos, que também o projeto buscou conhecer com mais detalhes.

A partir de um diagnóstico socioassistencial da cidade, com base científica e democrática, o trabalho com ação da Subsecretaria de Proteção Social, Promoção e Defesa de Direitos, por intermédio do Departamento de Proteção Básica, ajudou na criação de ações transformadoras. Estas foram baseadas em uma leitura local, próxima, íntima da realidade que vive a adolescência em maior situação de vulnerabilidade na cidade.

Quanto ao nome do projeto, Zapeando a Adolescência, remete ao uso cotidiano que os adolescentes fazem do aplicativo Whatsapp (uma rede digital), quando dizem “passar um zap”. Os resultados alcançados pela SAS são frutos de 18 meses de atividades do projeto, no período de junho de 2018 a dezembro de 2019.

Para maiores detalhes sobre esse projeto clique aqui e baixe o documento elaborado pela SAS.

Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2