| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Assistência Social - SAS
DEFESA DE DIREITOS

Direitos da Pessoa com Deficiência

A proteção social especial da Pessoa com Deficiência está em sintonia com a luta pela proteção dos direitos humanos e sociais, assumindo sua dimensão política ao ser incorporada ao Estado de Direito como um direito social.

Em defesa desses direitos, a proteção e promoção da pessoa com deficiência devem estar materializadas nas políticas públicas universais de combate à exclusão e desigualdades sociais. Nesse sentido, a SAS atua para reafirmar essas bandeiras de lutas e operar para aplicação de programas, projetos e serviços.

A partir das orientações do Programa Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Departamento de Defesa de Direitos, através da Supervisão de Serviços e Programas de Proteção Social Especial a Pessoa com Deficiência, trabalha para desenvolver serviços especializados de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias em situações de violação de direitos.

Inclusão social, desenvolvimento da autonomia e apoio ao cuidador familiar das pessoas atendidas são metas da política de assistência social, que fomenta a promoção da cidadania e a criação de instrumentos eficazes na avaliação dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais da deficiência.

As portas de entrada são o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2