NOTÍCIAS: PREFEITO
JUIZ DE FORA - 5/4/2006 - 10:40

Prefeito decreta luto oficial de três dias pela morte de Carequinha

O prefeito Alberto Bejani decretou luto oficial de três dias pela morte de George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, aos 90 anos. Ele morreu nesta quarta-feira, em sua casa, em São Gonçalo, no Rio, após passar mal durante a madrugada, com dores no peito. Uma ambulância foi chamada, mas quando os paramédicos chegaram ele já havia morrido.

Consternado com a morte, o prefeito Alberto Bejani, que é sobrinho de Carequinha, sintetizou: “morreu a alegria do Brasil”. Ele lembrou que Juiz de Fora prestou a última homenagem a Carequinha com o desfile do Bloco do Beco, na sexta-feira de Carnaval, que teve como enredo “Homenagem ao Palhaço Carequinha. Um beijo no coração!”. Carequinha esteve presente ao desfile e recebeu de perto o carinho do povo de Juiz de Fora que o saudou pelas ruas da cidade. “Ele mereceu cada homenagem por toda a alegria que trouxe ao povo brasileiro em quatro gerações”, acrescentou Bejani.

No dia 31 de maio do ano passado, quando Juiz de Fora completou 155 anos, Carequinha também esteve presente na cidade para receber a medalha do Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, a maior distinção do município, com o qual foi homenageado. O prefeito Alberto Bejani afirmou, em janeiro deste ano durante o período de internação de Carequinha na Santa Casa de Misericórdia que, na ocasião do aniversário da cidade deste ano, ele iria passar uma semana se apresentando para as crianças das escolas municipais.

O prefeito Alberto Bejani embarcou para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira, às 11h, para o velório de Carequinha em São Gonçalo. O corpo está sendo velado no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Avenida Kennedy, e o enterro será às 17h no Cemitério São Miguel.

Carequinha

George Savalla Gomes nasceu no dia 18 de julho de 1915, em Rio Bonito (RJ). Sua mãe, Elisa Savalla, e o pai, Lázaro Gomes, eram trapezistas. Ela estava em cena no placo quando sentiu as dores do parto. Carequinha nasceu no Circo Peruano, que era de propriedade de seu avô, José Rosa Savalla. O pai morreu dois anos depois e foi o seu padrasto, Ozório Portilho, que o levou ao picadeiro pela primeira vez quando tinha cinco anos. Ali mesmo colocou uma peruca de careca no menino e lhe deu o nome artístico de Palhaço Carequinha.

Carequinha cresceu nos picadeiros, mas levou seus shows para muito além deles. Representou o Brasil quatro vezes no exterior. Venceu o concurso na Itália de palhaço mais moderno do mundo, representando o Brasil no 1º Festival Internacional de Clowns. Na televisão, Carequinha também foi pioneiro, sendo o primeiro palhaço a ter um programa na TV Tupi, em 1951. O Circo Bombril ficou no ar por 16 anos. Nos anos 80, foi apresentador de um programa infantil na TV Manchete.

Carequinha gravou 26 discos e suas músicas tornaram-se muito populares. Seus maiores sucessos foram "O bom menino", "A marcha do carrapato" e "Parabéns parabéns". Fez também sucesso com tradicionais canções de roda, como "Escravos de Jó", "Ciranda cirandinha", "Carneirinho carneirão" e "O cravo brigou com a rosa".

*Outras informações com a Secretaria de Comunicação e Qualidade pelo telefone 3690-7374.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa