Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 1/10/2026 - 18:09


13. Ação contra a Mudança Climática

Margarida Salomão institui o Plano de Contingência para Enfrentamento a Desastres Climáticos



Portal de Notícias PJF | Margarida Salomão institui o Plano de Contingência para Enfrentamento a Desastres Climáticos | DEFESA CIVIL - 1/10/2026

*Atualizada às 10h23

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, assinou nesta quinta, 1º de outubro, o decreto que estabelece o Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento aos Desastres Climáticos – Período Chuvoso 2026/2027 (PLANCON). O documento estabelece as diretrizes para a preparação da cidade para agir diante de uma situação de emergência, incluindo que estruturas devem ser mobilizadas, alertas que são previstos e como a população afetada deve ser atingida.

O documento assinado nesta quinta se difere do texto anterior por incluir as perspectivas trazidas pela eventualidade de um “Super El Niño” que, para a região de Juiz de Fora, prevê não apenas chuvas irregulares, mas também a formação de períodos de ondas de calor.

“Esse documento, portanto, faz esse alerta à cidade. De que nós devemos seguir de vigilantes ao desafio das chuvas, como o que vivemos em fevereiro deste ano. Mas também de que devemos estar preparados para outras circunstâncias, agravadas pelas mudanças climáticas pelas quais vive o mundo”, afirmou a prefeita Margarida.

O Plano de Contingência prevê ainda o avanço das políticas de prevenção, incluindo o processo de sofisticação tecnológica da Defesa Civil, nas formas monitoramento, levantamento de dados e sistema de alerta.

O documento ainda estabelece uma novidade frente aos planos anteriores, que é a previsão de três abrigos permanentes. Eles contam com estrutura preparada para o acolhimento e permanência de famílias que se deslocarem de suas casas, em razão de riscos geológicos ou hidrológicos. Eles estão localizados em estruturas da Prefeitura: Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), no Centro; Centro de Convivência Barreira do Triunfo (Zona Norte); e CRAS Sul 3 (Santa Luzia)

Durante a assinatura do decreto, a prefeita Margarida Salomão enfatizou a importância de a população acompanhar as ações do plano de contingência, especialmente na atenção aos alertas da Defesa Civil.

“É uma tarefa dura que me este cargo me tocou, que é o de fazer comunicações como as de interdição de casas e áreas, e sustentar essas decisões. Os políticos gostam de dizer sim, ninguém gosta de dizer não. Mas quem senta aqui tem que ter responsabilidade. Por isso eu faço esse apelo à população, para que as pessoas levem a sério os alertas da Defesa Civil, especialmente a interdição de casas”, afirmou.

A Prefeitura de Juiz de Fora realiza a publicação de planos de contingências desde o primeiro ano da presente gestão, em 2021. Participaram da cerimônia de assinatura do decreto representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estadual. Outras instituições participaram da produção do documento, como o Ministério Público estadual e federal.

Em anexo a este release, estão incluídos o Plano de Contingência e um breve FAQ sobre o documento, este para circulação entre os componentes das redações jornalísticas.

Confira o Plano de Contingência

Confira o FAQ








 IMPRIMIR 
15/10/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque terá edição especial Criança e Natureza neste domingo, 18
15/10/2026 - SMU
Mais fluidez e segurança: Rua Mariano Procópio recebe novas adequações pela SMU
15/10/2026 - FUNALFA
Trupe Qualquer estreia “Memento mori” no Teatro Paschoal Carlos Magno com reflexão sobre a exploração do trabalho
15/10/2026 - SMU
13ª Corrida Solidária Outubro Rosa terá alterações no trânsito e no transporte na Cidade Alta neste domingo, 18
15/10/2026 - SEDIC
115 novas vagas de emprego estão disponíveis no Vagou JF
15/10/2026 - PROCON
Procon abre inscrições para curso gratuito sobre organização financeira
15/10/2026 - SMU
Ato político-eleitoral altera trânsito e transporte na região central nesta sexta-feira, 16
14/10/2026 - SDA
Restaurante Popular celebra Dia Mundial da Alimentação com lançamento de sobremesa
14/10/2026 - FUNALFA
Praça CEU recebe espetáculo gratuito “Uma peça para destruir a humanidade”
14/10/2026 - DEMLURB
Bairro Santa Cruz recebe ação do projeto “Lixo Zero na Minha Praça” nos dias 15 e 22 outubro
14/10/2026 - PROCON
Procon e Secretaria de Educação promovem “Círculos de Economia e Autonomia” para alunos da EJA
14/10/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 32º evento de adoção responsável no Bahapet neste sábado, 17
14/10/2026 - SEDUPP
PJF a e ONU-Habitat desenvolvem Laboratório de Planejamento Urbano para fortalecer a Defesa Civil
14/10/2026 - DEMLURB
Demlurb abre inscrições de Processo Seletivo Simplificado para cadastro de reserva
13/10/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Beatles Forever JF em noite dedicada aos clássicos dos Beatles
13/10/2026 - SO
PJF libera trânsito de pedestres e veículos na Rua Professor Francisco Faria, no Bonfim
13/10/2026 - FUNALFA
Curta de animação contemplado pelo Programa Cultural Murilo Mendes está disponível no Itaú Cultural Play
13/10/2026 - PROCON
Procon promove ação sobre consumo consciente e uso de telas no Parque da Lajinha nesta quinta-feira, 15
13/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem nova oportunidade para Estágio em Marketing e outras vagas de emprego
13/10/2026 - SEDUPP
Fiscalização notifica responsáveis após caminhão movimentar estrutura de escoramento de marquise na Rua Marechal Deodoro
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora