Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 16/7/2026 - 17:13


8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Edital de Fomento ao Turismo da Setur impulsiona qualificação de 140 pessoas no setor de gastronomia



Portal de Notícias PJF | Edital de Fomento ao Turismo da Setur impulsiona qualificação de 140 pessoas no setor de gastronomia | SETUR - 16/7/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), deu início à execução dos projetos contemplados pelo Edital de Fomento ao Turismo. Entre as ações em andamento, está a capacitação de 140 pessoas para o setor de gastronomia, realizada pela Associação de Bares e Restaurantes da Zona da Mata e Juiz de Fora (Abrasel). A ação acontece por meio do projeto “JF de Braços Abertos – Profissionais para o Turismo Gastronômico”. A iniciativa recebeu R$ 50 mil para oferecer conteúdos voltados à qualificação de profissionais para o turismo gastronômico.

Com investimento total de R$ 300 mil, o edital contemplou dez projetos voltados ao fortalecimento do turismo no município. Entre as ações já realizadas estão a 5.ª edição da Festa da Cerveja e o Seu Mercado Gastronomia 2026.

Na última segunda-feira, 13, foi realizado o workshop sobre conhecimento de vinhos, que capacitou 20 participantes. Na terça-feira, 14, o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, entregou os certificados a outros 40 participantes do programa, sendo 20 da capacitação em coquetelaria e 20 do curso de conhecimento em cerveja.

Para o secretário, o Edital de Fomento ao Turismo reforça o compromisso da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o fortalecimento de um dos setores mais estratégicos da economia local. "Ao enfrentar um dos principais desafios do setor, que é a formação e a capacitação contínua da mão de obra para bares, restaurantes e demais empreendimentos de alimentação fora do lar, a iniciativa contribui para o fortalecimento da gastronomia local, amplia as oportunidades de emprego e renda e promove o desenvolvimento sustentável do turismo em Juiz de Fora", explica.

 

Próximas capacitações

A programação de capacitações continua no dia 27 de julho, com o curso de Auxiliar de Cozinha. Em 28 de julho, será realizada a formação em higiene e manipulação de alimentos. 

Já a capacitação para garçons será oferecida em duas turmas: a primeira iniciou as atividades no dia 13 de julho e segue até o dia 29, enquanto a segunda terá aulas entre os dias 3 e 17 de agosto. 

De acordo com a Abrasel, o projeto foi criado para ampliar a oferta de profissionais qualificados para bares, restaurantes, cafés e demais estabelecimentos do setor. A iniciativa busca capacitar trabalhadores, fortalecer a hospitalidade local e preparar Juiz de Fora para receber cada vez melhor os visitantes, reconhecendo a gastronomia como um importante vetor do turismo e do desenvolvimento econômico. 




 IMPRIMIR 
7/8/2026 - SETUR
“Caminhando pela História” leva grupo de pessoas idosas ao Centro de Preservação da Memória Negra
7/8/2026 - SEDIC
Vagou JF conta com mais 330 oportunidades de emprego
7/8/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio retoma visitas mediadas temáticas com encontros mensais gratuitos
7/8/2026 - SE
CPC inicia segundo semestre letivo com novas turmas e vagas remanescentes
7/8/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira recebe documentário de Carla Camurati com debate sobre fé, gênero e sociedade
7/8/2026 - DEMLURB
Filhos de servidores conhecem a rotina de trabalho dos pais em ação especial do Demlurb pelo Dia dos Pais
7/8/2026 - SS
Juiz de Fora avança na qualificação do SUS para prevenção de doenças renais
7/8/2026 - PREFEITURA
PJF dialoga com moradores do Mariano Procópio sobre as obras de drenagem que iniciarão na R. Senador Feliciano Pena
7/8/2026 - SE
Rede Municipal de Ensino tem o melhor desempenho da história no Ideb
7/8/2026 - PROCON
Procon realizará curso gratuito de Educação Financeira e Orçamento Familiar na próxima semana
6/8/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Analista Contábil e outras oportunidades de emprego
6/8/2026 - SS
Vacimóvel percorre diferentes regiões de Juiz de Fora em agosto com foco na vacinação contra o sarampo
5/8/2026 - SS
Agosto Dourado: ação na Farmácia Central reforça a importância da amamentação
5/8/2026 - PREFEITURA
EMTEC lança edital para ampliar parcerias em inovação e acelerar a transformação digital da gestão pública
5/8/2026 - SEL
Equipe de Natação Paradesportiva da SEL/UFJF conquista 18 medalhas no Meeting Loterias Caixa
5/8/2026 - PREFEITURA
Obras de drenagem na Rua Senador Feliciano Pena começam nesta segunda-feira, 10
5/8/2026 - SEL
Festival Paralímpico Loterias Caixa 2026 tem inscrições abertas
5/8/2026 - SEDIC
Vagou JF tem mais de 50 novas oportunidades de emprego nesta quarta-feira, 5
5/8/2026 - SEL
Estádio Municipal Mário Helênio recebe nova rodada de jogos do Campeonato Mineiro de base neste fim de semana
5/8/2026 - FUNALFA
Polo JF Cine: Funalfa abre inscrições para última etapa do ano de ocupação dos estúdios
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora