Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 17/4/2026 - 18:01


11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

Macrodrenagem na bacia do Córrego São Pedro: inventário florestal tem início neste fim de semana no bairro Vale do Ipê



Portal de Notícias PJF | Macrodrenagem na bacia do Córrego São Pedro: inventário florestal tem início neste fim de semana no bairro Vale do Ipê | SG - 17/4/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) avança nas etapas preparatórias para as obras de macrodrenagem na bacia do Córrego São Pedro, que irão beneficiar os bairros Democrata, Mariano, São Pedro e Vale do Ipê. Entre os estudos exigidos para o licenciamento ambiental está o inventário florestal, que será realizado neste sábado, 18, e domingo, 19.

O inventário florestal é uma etapa técnica fundamental para o planejamento das intervenções, permitindo o levantamento detalhado da vegetação existente. Durante o processo, são realizadas a identificação, quantificação e o mapeamento das árvores, além da avaliação das condições fitossanitárias, assegurando que a execução das obras ocorra com responsabilidade ambiental e соблюância à legislação vigente. Para garantir a precisão das informações, será necessário o acesso das equipes às áreas mapeadas. Os profissionais estarão devidamente identificados com crachás.

Nesta etapa, os trabalhos serão realizados em dois trechos:

Trecho 1: ruas Mariano Procópio, Professora Violeta Santos, Condomínio Spazio Jardim Real, além das ruas Benjamin Guimarães, Antônio Fellet e Doutor Jamil Altafi. Neste ponto, será necessário acesso a residências para que as equipes alcancem o leito do córrego.

Trecho 2: Rua José Lourenço Kelmer e Estrada Engenheiro Gentil Forn.

Novo PAC

As intervenções integram o projeto de macrodrenagem da bacia do Córrego São Pedro, que prevê o alargamento da calha do córrego e a construção de novas travessias, com o objetivo de reduzir alagamentos recorrentes e melhorar as condições de vida da população. As obras fazem parte dos investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação da infraestrutura e ao desenvolvimento econômico e social.

Moradores podem obter mais informações pelos canais oficiais: WhatsApp exclusivo para assuntos do Novo PAC, pelo número (32) 3690-7569, ou pelo telefone (32) 3217-1400, ramal 3.




 IMPRIMIR 
8/5/2026 - PREFEITURA
Procon/JF realiza capacitação de fiscais em parceria com o Ministério Público em supermercados da cidade
8/5/2026 - SMU
Corrida altera trânsito na Zona Norte da cidade neste sábado, 9
8/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para gerente de restaurante e outras oportunidades de emprego
8/5/2026 - SEL
SEL promove Copa PJF de Voleibol Feminino com entrada gratuita no Ginásio Municipal
8/5/2026 - SS
Veja os locais que recebem atividades de combate à dengue nesta sexta-feira, 8
8/5/2026 - CESAMA
Cesama realiza manobra operacional em estrutura de abastecimento na Vila Santa Rita de Cássia, nesta sexta-feira, 8
7/5/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio leva exposição sobre o Centro de Juiz de Fora à Biblioteca Redentorista
7/5/2026 - PREFEITA
Governo Federal anuncia primeiro lote de beneficiários do programa Compra Assistida
7/5/2026 - DEMLURB
Demlurb realiza capacitação para lideranças das equipes de capina
7/5/2026 - SETUR
PJF inicia programação do “Compasso Delas” no Mercado Municipal com protagonismo feminino na música
7/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Aprendiz - atendimento ao público e outras oportunidades de emprego
7/5/2026 - SEDH
Campanha “Declaração do Bem” incentiva destinação do Imposto de Renda para projetos que transformam a vida de crianças e adolescentes em Juiz de Fora
7/5/2026 - SRH
NOTA À IMPRENSA
7/5/2026 - SEL
SEL apoia realização do Campeonato Mineiro Sub-23 de Atletismo neste fim de semana
7/5/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora divulga vagas de estágio na CGM, na EMCASA e no Procon
6/5/2026 - DEMLURB
Seminário “Quem gera, cuida: Juiz de Fora rumo ao Lixo Zero” reúne mais de 100 participantes e reforça nova etapa da política de resíduos
6/5/2026 - SAS
CRAS Leste Linhares promove encontro “Cuidar de Quem Cuida” para mães atípicas
6/5/2026 - DEMLURB
Santa Luzia e Vila Ideal recebem primeiras edições do projeto “Lixo Zero na Minha Praça”
6/5/2026 - SS
Combate ao Aedes aegypti com vistorias domiciliares e mapeamento por drone são intensificados em 23 bairros nesta quarta, 6
6/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para cozinheiro industrial e outras oportunidades de emprego
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora