Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 17/4/2026 - 17:52


8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico

SEDIC abre credenciamento para instituições interessadas em ofertar cursos e capacitações voluntárias no programa GerAÇÃO JF



Portal de Notícias PJF | SEDIC abre credenciamento para instituições interessadas em ofertar cursos e capacitações voluntárias no programa GerAÇÃO JF | SEDIC - 17/4/2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC), lançou o Edital de Chamamento Público – Credenciamento nº 001/2026, voltado ao credenciamento de pessoas jurídicas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), interessadas em oferecer, de forma voluntária e gratuita, cursos, oficinas, palestras e capacitações técnicas em Juiz de Fora. Veja o edital Portal PJF | SELICON | Editais | Outras Modalidades

A iniciativa tem como objetivo formar um banco de instituições aptas a contribuir com ações de qualificação profissional no município, atendendo demandas do Programa GerAÇÃO JF: Emprego, Renda e Negócios, desenvolvido pela SEDIC. A participação é sem ônus para o Município e garante aos credenciados divulgação oficial das ações realizadas e emissão de certificado.

Podem participar instituições com capacidade técnica e experiência comprovada em áreas como empreendedorismo, gestão, finanças e marketing, economia solidária, inclusão produtiva, sustentabilidade, transição energética e outras áreas correlatas.
O credenciamento será aberto e permanente, permitindo o cadastramento contínuo de novos interessados durante toda a vigência do edital.

Como participar

Os interessados devem realizar a inscrição por meio do preenchimento de formulário eletrônico específico “Documentos de credenciamento”, disponível no link, informando o número do credenciamento 001/2026 - SEDIC:
https://juizdefora.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&iagr=19121.

Além do preenchimento, é necessário encaminhar a documentação exigida no edital: termo de adesão, comprovante de CNPJ ativo, atos constitutivos, portfólio ou comprovação de capacidade técnica e declarações. A documentação será analisada por uma comissão designada, que verificará o cumprimento dos requisitos obrigatórios e poderá atribuir pontuação adicional conforme critérios como tempo de atuação, experiências anteriores, certificações e parcerias institucionais relevantes.

Será formada uma lista de classificação atualizada durante toda a vigência do edital, utilizada como referência para convocações. Os credenciados serão convidados conforme a demanda de atividades do programa.

Primeiro credenciamento

O novo edital dá continuidade ao trabalho iniciado pela SEDIC com o credenciamento lançado em 2025 Desenvolve Juiz de Fora , que já possibilitou a atuação de 11 profissionais voluntários nos projetos do GerAÇÃO JF, realizando atividades como orientações para elaboração de currículo, palestras e apoio técnico em ações estratégicas.

Entre os resultados alcançados, destaca-se o desenvolvimento do projeto GerAÇÃO Primeiro Emprego, que contribuiu para o encaminhamento de 30 jovens ao mercado de trabalho, fortalecendo a política municipal de incentivo à empregabilidade e à geração de oportunidades em Juiz de Fora.

Raphael Eveling Ribeiro é um dos credenciados e já atuou na realização de palestra e orientação de currículos em mutirões de emprego. “Me sinto grato e orgulhoso de poder fazer parte junto aos projetos da Prefeitura que incentivam a participação de empresas parceiras e as conectam com a população de diversas formas, levando conhecimento e inclusão de públicos mais carentes de informação como foco maior do programa”, destaca.

Para Diogo Fernandes, participar da iniciativa é extremamente significativo , tanto no âmbito pessoal quanto profissional. “Ao longo do programa, já tive a oportunidade de conhecer pessoas com diferentes histórias e trajetórias, o que ampliou minha visão de mundo e fortaleceu meu senso de comunidade. Além disso, pude adquirir e trocar conhecimentos importantes, não apenas técnicos, mas também comportamentais, que contribuíram diretamente para o meu desenvolvimento.”




 IMPRIMIR 
8/5/2026 - PREFEITURA
Procon/JF realiza capacitação de fiscais em parceria com o Ministério Público em supermercados da cidade
8/5/2026 - SMU
Corrida altera trânsito na Zona Norte da cidade neste sábado, 9
8/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para gerente de restaurante e outras oportunidades de emprego
8/5/2026 - SEL
SEL promove Copa PJF de Voleibol Feminino com entrada gratuita no Ginásio Municipal
8/5/2026 - SS
Veja os locais que recebem atividades de combate à dengue nesta sexta-feira, 8
8/5/2026 - CESAMA
Cesama realiza manobra operacional em estrutura de abastecimento na Vila Santa Rita de Cássia, nesta sexta-feira, 8
7/5/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio leva exposição sobre o Centro de Juiz de Fora à Biblioteca Redentorista
7/5/2026 - PREFEITA
Governo Federal anuncia primeiro lote de beneficiários do programa Compra Assistida
7/5/2026 - DEMLURB
Demlurb realiza capacitação para lideranças das equipes de capina
7/5/2026 - SETUR
PJF inicia programação do “Compasso Delas” no Mercado Municipal com protagonismo feminino na música
7/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para Aprendiz - atendimento ao público e outras oportunidades de emprego
7/5/2026 - SEDH
Campanha “Declaração do Bem” incentiva destinação do Imposto de Renda para projetos que transformam a vida de crianças e adolescentes em Juiz de Fora
7/5/2026 - SRH
NOTA À IMPRENSA
7/5/2026 - SEL
SEL apoia realização do Campeonato Mineiro Sub-23 de Atletismo neste fim de semana
7/5/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora divulga vagas de estágio na CGM, na EMCASA e no Procon
6/5/2026 - DEMLURB
Seminário “Quem gera, cuida: Juiz de Fora rumo ao Lixo Zero” reúne mais de 100 participantes e reforça nova etapa da política de resíduos
6/5/2026 - SAS
CRAS Leste Linhares promove encontro “Cuidar de Quem Cuida” para mães atípicas
6/5/2026 - DEMLURB
Santa Luzia e Vila Ideal recebem primeiras edições do projeto “Lixo Zero na Minha Praça”
6/5/2026 - SS
Combate ao Aedes aegypti com vistorias domiciliares e mapeamento por drone são intensificados em 23 bairros nesta quarta, 6
6/5/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para cozinheiro industrial e outras oportunidades de emprego
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora