Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 1/12/2025 - 10:54



Dezembro Vermelho: população terá testagem, orientação e ações de prevenção em vários pontos da cidade



Portal de Notícias PJF | Dezembro Vermelho: população terá testagem, orientação e ações de prevenção em vários pontos da cidade | SS - 1/12/2025

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, entre os dias 1º e 5 de dezembro, uma série de atividades do Dezembro Vermelho, com ações em diversos pontos da cidade, incluindo o Calçadão, Rua São João, Avenida dos Andradas, Restaurante Universitário da UFJF e Farmácia Central. As iniciativas acontecem em horários variados ao longo da semana, garantindo amplo acesso da população às orientações e serviços.

A programação reúne panfletagem, entrega de preservativos e gel lubrificante, testagens para IST e distribuição de autotestes de HIV, coordenados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS). Ações como essas reforçam a importância da prevenção, do cuidado e da informação clara para reduzir infecções, ampliar o diagnóstico precoce e fortalecer a saúde pública de forma acolhedora e acessível. Veja a programação promovida pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DDST):

01/12 - Calçadão da Rua Halfeld e Rua São João (09h às 16h)

 Calçadão:
 • Panfletagem
 • Entrega de preservativos e gel lubrificante
 • Conscientização da população

São João:
 • Panfletagem
 • Entrega de preservativos e gel lubrificante

02/12 - Ação no Centro de Vigilância em Saúde - Avenida dos Andrados, nº 523 (08h às 13h)
 • Panfletagem
 • Entrega de preservativos e gel lubrificante
 • Conscientização da população
 • Entrega de autoteste para HIV
 • Testagem para IST

03/12 - Restaurante Universitário UFJF (10h às 14h)
 • Panfletagem
 • Entrega de preservativos e gel lubrificante
 • Conscientização da população
 • Testagem para IST

04/12 - Farmácia Central (08h às 10h)
 • Panfletagem
 • Entrega de preservativos e gel lubrificante
 • Conscientização da população

05/12 - Ação no Centro de Vigilância em Saúde - Avenida dos Andrados, nº 523 (08h às 13h)

 • Panfletagem
 • Entrega de preservativos e gel lubrificante
 • Conscientização da população
 • Entrega de autoteste para HIV
 • Testagem para IST

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional de prevenção, diagnóstico e combate ao HIV/AIDS e a outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A escolha do mês de dezembro se fundamenta na data simbólica de 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, marcando o início da mobilização anual. O objetivo da campanha é fortalecer a conscientização da população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, do acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e do respeito aos direitos de quem vive com HIV/Aids. 

Centro de Testagem e Aconselhamento 

Além do oferecimento dos testes rápidos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a Secretaria de Saúde promove, também, a testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), sem a necessidade de encaminhamento de nenhuma unidade de saúde. O serviço oferece atendimento humanizado, aconselhamento e orientações, de acordo com as necessidades singulares de cada usuário, sobre a prevenção às infecções sexuais transmissíveis e Aids, buscando redução de riscos e danos.

Também é possível adquirir insumos de prevenção (gel lubrificante e preservativos feminino e masculino). Os serviços de intervenções biomédicas de prevenção, como as profilaxias pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP), também são oferecidos. O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, no térreo do Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória. 

Como funciona a testagem

A testagem acontece em três etapas: pré-teste, testagem e pós-teste. No pré-teste os aconselhadores realizam entrevista, identificam as demandas e vulnerabilidades do usuário, orientando-o quanto às ISTs e possibilidades de prevenção, e definem os testes a serem realizados. A obtenção do resultado ocorre entre 15 e 30 minutos. No pós-teste são realizadas interpretações dos resultados, orientações pertinentes ao caso e encaminhamentos necessários. Cabe ressaltar que todo o processo de testagem é feito sob caráter confidencial, mantendo o sigilo das informações.

Atendimento ao Risco Biológico, Ocupacional e Sexual
O município conta com o Protocolo de Atendimento ao Risco Ocupacional, Biológico e Sexual (PARBOS), que é o serviço de referência para atendimento de urgência e emergência em situações de exposição a risco biológico, incluindo: acidentes ocupacionais com material biológico, exposição sexual e atendimento a vítimas de violência sexual. A porta de entrada para esse atendimento é o Hospital de Pronto Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira, onde são realizadas as primeiras condutas, incluindo avaliação clínica, testagem e início de profilaxias quando indicadas. 

Após o atendimento inicial no HPS, os pacientes são encaminhados para o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, onde é realizado o seguimento, acompanhamento, exames complementares e demais condutas necessárias. O atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual tem como referência o Hospital Regional João Penido (HRJP). 

 




 IMPRIMIR 
15/10/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque terá edição especial Criança e Natureza neste domingo, 18
15/10/2026 - SMU
Mais fluidez e segurança: Rua Mariano Procópio recebe novas adequações pela SMU
15/10/2026 - FUNALFA
Trupe Qualquer estreia “Memento mori” no Teatro Paschoal Carlos Magno com reflexão sobre a exploração do trabalho
15/10/2026 - SMU
13ª Corrida Solidária Outubro Rosa terá alterações no trânsito e no transporte na Cidade Alta neste domingo, 18
15/10/2026 - SEDIC
115 novas vagas de emprego estão disponíveis no Vagou JF
15/10/2026 - PROCON
Procon abre inscrições para curso gratuito sobre organização financeira
15/10/2026 - SMU
Ato político-eleitoral altera trânsito e transporte na região central nesta sexta-feira, 16
14/10/2026 - SDA
Restaurante Popular celebra Dia Mundial da Alimentação com lançamento de sobremesa
14/10/2026 - FUNALFA
Praça CEU recebe espetáculo gratuito “Uma peça para destruir a humanidade”
14/10/2026 - DEMLURB
Bairro Santa Cruz recebe ação do projeto “Lixo Zero na Minha Praça” nos dias 15 e 22 outubro
14/10/2026 - PROCON
Procon e Secretaria de Educação promovem “Círculos de Economia e Autonomia” para alunos da EJA
14/10/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 32º evento de adoção responsável no Bahapet neste sábado, 17
14/10/2026 - SEDUPP
PJF a e ONU-Habitat desenvolvem Laboratório de Planejamento Urbano para fortalecer a Defesa Civil
14/10/2026 - DEMLURB
Demlurb abre inscrições de Processo Seletivo Simplificado para cadastro de reserva
13/10/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Beatles Forever JF em noite dedicada aos clássicos dos Beatles
13/10/2026 - SO
PJF libera trânsito de pedestres e veículos na Rua Professor Francisco Faria, no Bonfim
13/10/2026 - FUNALFA
Curta de animação contemplado pelo Programa Cultural Murilo Mendes está disponível no Itaú Cultural Play
13/10/2026 - PROCON
Procon promove ação sobre consumo consciente e uso de telas no Parque da Lajinha nesta quinta-feira, 15
13/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem nova oportunidade para Estágio em Marketing e outras vagas de emprego
13/10/2026 - SEDUPP
Fiscalização notifica responsáveis após caminhão movimentar estrutura de escoramento de marquise na Rua Marechal Deodoro
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora