NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 28/11/2024 - 16:28
Novembro Negro - Servidores são capacitados em letramento e equidade racial
Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), promoveu nesta quinta-feira, 28, a capacitação em “Letramento e Equidade Racial” para os servidores municipais, com representações de todas as Secretarias e Departamentos que compõem a administração direta.
O evento foi planejado e organizado pela equipe da SEDH, fruto de uma política transversal entre a pasta das políticas públicas para mulheres e a pasta da Igualdade Racial, com apoio estrutural do mandato da Vereadora Tallia Sobral.
O evento iniciou com a fala do Secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, que frisou a importância da atividade dentro da administração pública, enfatizando que a pauta da Igualdade Racial vem sendo priorizada desde da criação da SEDH e vem ganhando espaço dentro das discussões públicas.
Em seguida, a coordenadora de políticas publicas para mulheres, Ana Carolina Sales apresentou o vídeo da Consciência Negra elaborado em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), o qual mostrou e enfatizou as diversas faces e potências do povo negro de Juiz de Fora, retratando a realidade e força das comunidades do Município.
Sobre a importância e o planejamento da atividade, a coordenadora enfatizou: "Incentivar e promover debates e formação técnica para os servidores da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora se desdobra como ação direta no combate ao Racismo- uma vez que ao subsidiar conhecimentos técnicos àqueles que prestam cotidianamente atendimento ao público, incluir a perspectiva de raça dentro do serviço público, impacta diretamente a comunidade local, ao possibilitar que os servidores tenham leituras reais das desigualdades existentes na sociedade e possam aplicar tal conhecimento em seus setores laborais, criando ferramentas multidisciplinares na luta antirracista do Município."
O curso foi ministrado por Dangê ua lunda, psicóloga clínica, pós-graduanda em Psicologia Social, Antropologia e em Psicologia Africana e teve foco em abordar o processo de construção social do Brasil, passando pelo contexto histórico do conceito de raça. “A ideia é passar mais embasamento para termos servidores conscientes da realidade social, no quesito raça, com o pensamento em políticas públicas. O atendimento ao cidadão deve ser com mais consciência, já que o nosso país é formado em sua maioria pela população preta", comentou a palestrante.
Para Jair Lima, coordenador da pasta da igualdade racial, a sociedade ainda engatinha na questão da igualdade racial. “Essa iniciativa parte da gestão justamente para combater o racismo institucional em busca da igualdade racial. Ter esse letramento significa que a pessoa será informada da história e da cultura da sociedade negra, o que é muito importante para os nossos serviços públicos."
IMPRIMIR