Estão abertas as inscrições para o processo seletivo público para o emprego público de Agente Comunitário de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O prazo para inscrição vai até as 15h59 do dia 19 de março, exclusivamente pela internet, no site da empresa organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). A taxa de inscrição é de R$ 90,00. O documento de arrecadação municipal para pagamento será disponibilizado a partir da terça-feira, dia 27.
O edital nº 02/2023 prevê 161 vagas distribuídas nos 61 territórios de referência das Unidades Básicas de Saúde do Município. A prova objetiva está prevista para a data provável de 14 de abril de 2024 às 9h15. Para participar, o candidato deve possuir ensino médio completo e residir na área da comunidade em que pretende atuar e ter concluído, com aproveitamento, curso de formação introdutória básica, com carga horária mínima de 40 horas. O salário já atualizado é de R$ 2.824,00, e a jornada de trabalho semanal, de 40 horas, com deslocamento diário em visitas domiciliares de sua área, podendo ser exigido a prestação de serviços relacionados à saúde pública aos sábados, domingos e feriados.
Os candidatos que se inscreverem para concorrer como Pretos ou Pardos e forem aprovados no Curso de Formação Introdutória Básica serão convocados para participação no procedimento de heteroidentificação, que consiste em atestar o enquadramento, analisando o fenótipo do candidato.
O edital estabelece, ainda, que o candidato às vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS) aprovado no Processo Seletivo Público, deverá comprovar, no momento da entrega da documentação para o provimento, o local de residência na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família em que irá atuar, mediante apresentação de documento comprobatório de residência com data anterior ou equivalente a data de publicação do edital, podendo ser por meio de uma conta de luz, água ou IPTU.