O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM/JF) promoveu nesta semana, o processo de escolha das representantes da sociedade civil para o Biênio 2023/2025. A assembleia de escolha foi na Casa dos Conselhos, órgão responsável pela estruturação, apoio administrativo e assessoramento técnico dos Conselhos Municipais, promovendo a coexistência e a troca de experiências entre os conselhos executores de políticas públicas.
A posse das representantes Não Governamentais e Governamentais está agendada para o próximo dia 18, às 14h, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Halfeld, 450/ 7ºandar, Centro.
Segundo a presidente do CMDM/JF, Sônia Parma, estimular a democracia é sinônimo de propiciar conselhos municipais fortes e atuantes. “Que a nova composição possa estimular o estudo e o debate de novas políticas públicas para melhorar as condições de vida das mulheres no nosso município e, principalmente pela eliminação de todas as formas de violência”, pontuou.
A representante do Instituto Casa Cirene Candanda, Sandra de Jesus, falou sobre o trabalho pela ampliação dos direitos femininos, abordando questões relacionadas à participação democrática e ao empoderamento. “A representatividade das pretas é importante nos espaços de elaboração e aprimoramento das políticas e do nosso bem viver”, enfatizou.
De acordo com a representante do Abrigo Santa Helena, Magaly Fernandino, ter representação no conselho é um ganho para as mulheres com mais de 60 anos de idade. “Vidas idosas precisam de acolhimento e informação”, destacou.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Juiz de Fora, é vinculado administrativamente à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e tem por finalidade prestar assessoria direta ao Executivo nas questões e matérias referentes aos Direitos da Mulher.
Resultado do Processo Eleitoral das Representantes da Sociedade Civil do CMDM/JF
Eleitas por votação conforme classificação:
Rotary Club de Juiz de Fora - Distrito Industrial,Eliane Barreto dos Santos Lima, Titular e Mara Lúcia de Souza Carvalho, Suplente.
Casa da Criança Jacinta e Francisco, Maria de Lourdes Cavalieri, Titular e Elizângela Cristina dos Santos, Suplente.
Abrigo Santa Helena de Juiz de Fora, Magaly Fernandino, Titular e Glaucia Pequeno Furtado de Mendonça, Suplente.
Instituto Casa Cirene Candanda, Priscila da Silva Lima, Titular e Sandra Maria de Jesus, Suplente.
Associação Centro de Tecnologia Social de Torreões, Itaciara Nascimento Jacinto, Titular e Wanderlane da Silva Feliciano, Suplente.
Reconduzidas por ratificação em plenária:
Associação de Proteção a Guarda Mirim de Juiz de Fora, Rita de Cássia Xávier, titular e Denise Maria Moraes Resende, suplente.
Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de J Fora, Sônia Regina Parma, titular e Renata Pinho Sotto Maior de Medeiros, suplente.
Lions Clube de Juiz de Fora Centro, Maria José da Conceição Silva, titular e Maria Imaculada da Silva Cardoso, suplente.
Associação de Defesa da Mulher, da infância, adolescente e do idoso – ADCUIDAR, Samara de Deus Franco, titular e Camila Amizadai Moreira Campos, suplente.
Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais, Michelle de Fátima Vieira Leal, titular e Carla Cristina de Lima Ferreira, suplente.
LIXARTE – Associação de Reciclagem e Artesanto, Aparecida de Fátima Guedes, titular e Francis Régia Annechino Noguchi, suplente.
Grupo Mulheres do Brasil, Paula Michelle de Oliveira Assumpção; titular e Maria de Souza Pontes, suplente.