| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 29/11/2023 - 08:39

“Coleta Seletiva na Praça” estará na Praça da Estação nesta quinta, de 9 às 17h

Portal de Notícias PJF | “Coleta Seletiva na Praça” estará na Praça da Estação nesta quinta, de 9 às 17h | SG - 29/11/2023

Nesta quinta-feira, 30, a “Coleta Seletiva na Praça” marcará presença mais uma vez na Praça da Estação. Das 9h às 17h, itens sólidos recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e eletrônico poderão ser descartados corretamente pela população. Além disso, será disponibilizado um recipiente para descarte do óleo de cozinha usado.

Na última edição, foram recolhidos 57 kg. Todo o material é destinado para as associações de catadores de materiais recicláveis do município.

A “Coleta Seletiva na Praça” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis. Toda quinta-feira, o projeto ocorre na Praça da Estação e tem como objetivo gerar renda para essas entidades, bem como preservar o meio ambiente.

Coleta seletiva

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de realizar campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva.

Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda dos agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.

Veja abaixo o que pode ser descartado:

- Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).

- Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.

- Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.

- Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.

- Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.

- Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.

Atenção ao realizar o descarte:

- É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.

- A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.

- Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.

23/2/2024 - PROCON
Procon interdita seis instituições financeiras com irregularidades
23/2/2024 - PREFEITURA
Dados do IBGE confirmam qualidade nos serviços de água e esgoto em Juiz de Fora