Foram iniciados nesta terça-feira, 28, os cursos em modalidade de educação à distância, promovidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a profissionais de segurança de todo o Brasil contemplados pelo projeto Bolsa-formação. A Guarda Municipal de Juiz de Fora vai participar das turmas de “Enfrentamento da desigualdade racial no Brasil”, “Tecnologias aplicadas à segurança”, “Violência contra mulheres e meninas: do enfrentamento ao protagonismo feminino na prevenção e redução da violência” e “Os municípios e a prevenção da violência: o papel da Guarda Municipal”.
A promoção de cursos, com disponibilização de bolsa, é uma estratégia o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) para o reforço da capacitação de profissionais de segurança pública, dotando-os de instrumental teórico à altura do enfrentamento e prevenção às violências. Em todo o país, 100 mil profissionais serão beneficiados com o recebimento de bolsa no valor de R$ 900 por curso realizado.
Além do formato de cursos à distância, o Bolsa-formação também terá turmas na modalidade presencial em quatro edições. Encontros em Brasília, São Luís, Belém e Rio de Janeiro compõem as atividades inaugurais da iniciativa.
A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, foi convidada a ministrar o curso sobre “O papel dos profissionais do SUSP na defesa da democracia”. A aula acontece nesta quarta-feira, 29, na capital fluminense, para uma turma composta de policiais militares, civis, bombeiros, agentes penitenciários, policiais rodoviários, federais e guardas municipais, integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).