Integrando as ações da campanha “21 dias de ativismo por direitos”, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) continua levando a temática sobre igualdade racial aos mais diferentes espaços.
Nesta segunda-feira, 27, os alunos dos 6°, 7º e 8º anos do colégio Machado Sobrinho receberam o assessor de políticas para igualdade racial da SEDH, Jair Lima, que abordou junto aos estudantes temas como educação antirracista, tipos de racismo e bullying, expressões racistas e o poder transformador da educação.
Discussão semelhante foi levada na última sexta-feira, 24, aos usuários do Núcleo de convivência para adultos em situação de rua (Nupop), serviço da Secretaria de Assistência Social (SAS), que tem por finalidade o atendimento especializado à população em situação de rua com a oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais de caráter especializado com ações estratégicas de enfrentamento da vulnerabilidade, risco pessoal e social decorrentes de situações de extrema pobreza vivenciadas por jovens, adultos e idosos em situação de rua e pessoas em trânsito.
Na roda de conversa com os usuários do espaço foram abordados temas como a importância do Dia da Consciência Negra, expressões racistas que devem ser evitadas e o direito à cidade. Também foi apresentada a Lei 14.532, que tipifica como crime de racismo a injúria racial.