Em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a sociedade na busca de direitos, equidade e cidadania.
Para celebrar a data, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá promover neste sábado, 2, uma ação das 8h30 às 12h, em frente ao Cine Theatro Central (Praça João Pessoa). A atividade vai contar com informações a respeito dos direitos da pessoa com deficiência e explanação dos serviços oferecidos pela PJF a este público. Informações sobre o Passe Livre Municipal, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e o Cordão de Girassol também serão concedidas.
A assessora da política para pessoa com deficiência da SEDH, Rita Petronilho, explica que será um momento de diálogo entre pessoas com deficiência, familiares e sociedade em geral no intuito de ampliar e fortalecer os direitos e a luta anticapacitista.
A atividade faz parte da campanha da PJF “21 dias de ativismo por direitos”, ação que integra um movimento global com atividades diárias visando a garantia de direitos, independentemente de gênero, classe, religião, etnia e idade, considerando as diferentes formas de existência pela construção de uma sociedade mais igualitária. A campanha teve início no último dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.