20 projetos foram contemplados no Edital Quilombagens e receberão financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira (Funalfa). O resultado final, incluindo também as propostas aprovadas (mas não contempladas), os projetos reprovados e os desclassificados, pode ser conferido no link.
Entre os projetos contemplados (que receberão recursos para sua realização), nove são da categoria de Ampla Concorrência, um da cota para pessoas T (Transexuais, Transgêneros e Travestis), um da cota de Idosos e nove da categoria PPI (Pretos, Pardos e Indígenas). As outras 23 propostas aprovadas estão elencadas como suplentes, podendo receber financiamento, no caso de desistência ou impedimento de um dos contemplados, conforme a categoria de inscrição.
Todas as pessoas aprovadas no grupo PPI deverão passar pela banca de heteroidentificação, que acontece na próxima quarta-feira, 29, no Anfiteatro João Carriço, na sede da Funalfa, localizada na Avenida Rio Branco 2.234, Centro. Os horários de apresentação de cada proponente, os documentos necessários e as orientações para o procedimento também estão especificados no link do resultado. A banca tem como objetivo analisar se os candidatos e as candidatas que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas, e optaram por concorrer nessa categoria, de fato se encaixam nesses perfis.
Em 2023, o Quilombagens recebeu 86 inscrições. O montante disponibilizado é de R$ 560 mil, oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). Com este Edital, a Prefeitura e a Funalfa têm como objetivo fomentar ações e iniciativas culturais, individuais ou coletivas, promovidas pelos agentes culturais do município, que estejam diretamente relacionados à valorização da cultura negra e sua ancestralidade.