A eleição para novos membros do Conselho Tutelar da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) bateu recorde de eleitores no domingo, 1º. 16.220 pessoas compareceram nos colégios eleitorais Instituto Estadual de Educação e do CEM (Centro de Educação de Jovens e Adultos), um crescimento de 125% em relação à última eleição, em 2019.
Para o secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, este “é o momento da democracia, uma participação muito expressiva de pessoas, mesmo debaixo de chuva. Demonstra o interesse do cidadão e da cidadã em participar desse processo na defesa das crianças e dos adolescentes. É um momento muito importante para Juiz de Fora”, ressalta.
Presente no domingo, o eleitor Flávio Luiz de Souza afirmou que o processo eleitoral é de grande importância para o futuro da cidade. “Estão sendo escolhidas as pessoas que vão representar a população, no caso as crianças e os adolescentes, o dia a dia das crianças, o cuidar e ver o que está acontecendo. Por isso eu vim e faço a questão da minha presença para fazer a votação”, explica.
A eleitora Naya Gabrielle Finkensieper de Franceschi também reconhece o valor desse voto. “Acho muito importante porque o Conselho Tutelar consegue verificar o que está acontecendo no seio familiar. Se existe algum problema, ele é acionado imediatamente e ajuda a solucionar o problema daquela família. Se houver uma violência contra uma criança, se há alguma outra coisa tão importante quanto. Eu não sabia que existia esse tipo de votação e é a primeira vez que eu voto. E vim votar consciente”, destaca.
Confira a lista dos conselheiros eleitos abaixo: