NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 27/9/2023 - 17:27
“Caminhando pela História” leva grupo ao Museu de História Natural e Etnologia

O Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, foi comemorado em Juiz de Fora com uma extensa programação durante esta semana. Nesta quarta-feira um grupo de moradores visitou o Museu de História Natural e Etnologia da UniAcademia. A ação faz parte do projeto “Caminhando pela História” que mescla aprendizado e entretenimento, reflete o comprometimento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o desenvolvimento do turismo local e com a valorização das tradições que fortalecem a identidade da cidade. Os passeios são coordenados e realizados pela Secretaria de Turismo (Setur).
A monitora Bruna Duque, estudante de Biologia, conduziu o grupo na primeira etapa do passeio e explicou a cultura indígena, mostrando os objetos utilizados no dia a dia como instrumentos musicais, de caça, pesca, combate e defesa. Apitos que imitam os sons de pássaros e serviam como forma de comunicação entre os indígenas também chamaram a atenção. Eles utilizavam os instrumentos com sons de chuva para os rituais festivos. Foram mostradas também a utilização de ervas e recursos da natureza para fins medicinais. Além disso, o artesanato indígena pode ser observado bem como outros elementos incorporados à cultura dos não indígenas como alguns alimentos, entre eles, a tapioca muito usada atualmente.
Na segunda parte da caminhada, o monitor Gabriel Toledo, estudante de Biologia, mostrou o setor de animais paxidemizados, que é uma técnica de conservação dos animais que, depois de mortos, tem o seu interior preenchido com algodão. Todos os animais expostos são reais, exceto os crânios de dinossauros. Uma das curiosidades expostas foi um bezerro de duas cabeças, como se fossem irmãos siameses.
Nesta quinta-feira, 28, o projeto “Caminhando pela História” visitará o Museu da Farmácia Professor Lucas Marques do Amaral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Já na sexta-feira será a vez do Museu Mariano Procópio que tem um acervo de aproximadamente 55 mil itens. O museu tem obras de reconhecimento nacional e internacional como “Tiradentes Esquartejado”, de Pedro Américo, além de obras de Antônio Parreiras e do francês Jean-Honoré Fragonard, No sábado haverá o encerramento das comemorações do Dia Mundial do Turismo com a Caminhada Juiz de Fora Negra que sairá do Parque Halfeld às 9 horas e terminará no Mirante São Bernardo.
IMPRIMIR