Nesta quinta-feira, 28, das 9h às 17h, a Praça Doutor João Penido (Praça da Estação) recebe mais uma edição da campanha “Coleta Seletiva na Praça”. A população poderá fazer o descarte correto de material reciclável sólido, como papel, vidro, plástico, metal e eletrônicos. Também será disponibilizado um espaço para descarte de óleo de cozinha usado.
A “Coleta Seletiva na Praça” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora e conta com a parceria das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do município. O objetivo do projeto é contribuir para a geração de renda dessas associações e preservar o meio ambiente. A campanha ocorre sempre às quintas-feiras, na Praça da Estação.
Veja exemplos do que pode ser descartado:
- Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
- Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.
- Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
- Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
- Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.
- Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.
Cuidados ao fazer o descarte:
- É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.
- A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.
- Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.
Coleta seletiva
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de realizar campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva.
Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda dos agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.