A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza na próxima terça-feira, 26, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, 1, Centro, às 19h, a cerimônia de abertura do 2º Literarte: Por Uma Educação Antirracista.
O Literarte é organizado pela Secretaria de Educação (SE) da PJF e apresenta-se como uma ação que visa potencializar o processo de aprender as experiências e pertencimentos, no intento de estimular inovações e possibilidades na interação entre educação e cultura para o fortalecimento de Juiz de Fora como cidade criativa, além do combate ao racismo.
A abertura terá a apresentação do grupo artístico “As Ruths”, seguido de palestra com a professora Dra. Carolina Bezerra (Colégio de Aplicação João XXIII), que falará da sua pesquisa com a literatura negra, e com o professor Dr. Marcos Antonio Alexandre (Universidade Federal de Minas Gerais), que falará de sua pesquisa sobre os teatros e as poéticas negras. Representantes das secretarias de Educação (SE), de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop) e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) estarão presentes no evento.
Este ano, o Literarte agrega diversas ações artístico-literárias da rede municipal: 19ª Mostra Professor Também Faz Arte, 15ª Mostra Estudantil de Arte, 1º Fest’EJA e 2º Colóquio do Programa Arte/Educação. Todo o cronograma está previsto até o dia 8 de outubro.
2º Literarte: Por Uma Educação Antirracista
A ação busca fomentar a experiência estética, o despertar criativo e criador, possibilitando múltiplos olhares de estudantes, profissionais e famílias para a realidade em que se vive, conforme escreve Paulo Freire. Trata-se de garantir a condição de ler o mundo com os olhos da arte, da literatura e de outras manifestações, especialmente as afro-brasileiras.
A proposição temática nos sinaliza para uma nova forma de pensar os diálogos educacionais estabelecidos no espaço escolar entre professores e estudantes, instigando e proporcionando debates para uma educação que caminhe rumo à decolonialidade, deixando para trás padrões, histórias, pensamentos e epistemologias eurocêntricas.
Cientes de que o acesso à educação para a população afro-brasileira, há séculos é, e permanece a passos lentos, ainda que celebremos algumas vitórias como o sistema de cotas (vagas reservadas a segmentos minoritários da população), a implantação da Lei 10.639/03, posteriormente alterada para a Lei 11.645/08, que tornaram obrigatórios o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e cultura indígena no currículo escolar, tais ações necessárias são ainda insuficientes para a devida reparação histórica.
1º Fest’eja
Novidade desta edição, o LiterArte abraça mais uma ação: o “Fest’EJA”. Trata-se de um festival para celebrar o processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reúne produções atuais de estudantes e professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas para as Artes Visuais, Audiovisual, Capoeira, Contação de Histórias, Dança, Música e Teatro. 30 escolas participarão com 31 professores-artistas orientando trabalhos de 673 estudantes e convidados, nos dias 03 e 04/10, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno.
19ª Mostra Professor Também Faz Arte
Reúne produções atuais de professores(as)/artistas de todas as redes de ensino (formal e informal), voltadas para as Artes Visuais, Capoeira, Contação de Histórias, Dança, Literatura, Música e Teatro. 30 professores participarão este ano dentre as linguagens artísticas.
15ª Mostra Estudantil de Arte
Reúne produções atuais de estudantes matriculados(as) nas escolas municipais de Juiz de Fora, CAEE’s e creches parceiras, voltadas para as Artes Visuais, Audiovisual, Capoeira, Contação de Histórias, Dança, Música e Teatro. 32 escolas participação com 53 professores-artistas orientando trabalhos de cerca de 1.659 estudantes e convidados.
2º Colóquio do Programa Arte/Educação da Rede Municipal
Compreendendo submissões de trabalho, relatos de experiência e/ou artigos, seguidas de apresentações orais por meio de Roda de Conversa, objetivando a interação entre professores(as) e demais presentes, no debate sobre o entrelaçamento de diversos projetos articulados e apresentados nas edições que integram as ações do Programa Arte/Educação da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.
Haverá a participação de 24 professores pesquisadores da rede municipal que apresentarão suas pesquisas a fim de constituir um rico caminho de diálogos entre os profissionais da rede. Os relatos de experiência serão apresentados nos dias 29/09, 05 e 06/10, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno.
Exposição de Artes Visuais
A visitação à exposição de Artes Visuais de estudantes e professores entra em cartaz no dia 26/09, após a cerimônia oficial de abertura do 2º LiterArte, seguindo aberta até dia 08/10.
Apresentações de Estudantes e Professores
As apresentações de teatro, dança, música, capoeira, contação de histórias e audiovisual acontecerão de 27/09 a 06/10, nos turnos da manhã, intermediário, tarde e noite, no palco do Teatro Paschoal Carlos Magno.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2104-7358 ou por e-mail culturase@edu.pjf.mg.gov.br