A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Obras (SO), segue avançando na aquisição de aparatos tecnológicos para combater enchentes e alagamentos, melhorar os serviços de limpeza urbana e fiscalizar obras para o município. Dentre tais aquisições, destacam-se o robô de inspeção dos sistemas de drenagem, o caminhão Vacal, um drone e a mini escavadeira Bobcat. Esses novos aparelhos agilizam as vistorias, atuam na fiscalização de serviços e na análise das intervenções, além de permitir o acesso a locais inacessíveis a pé ou em veículos.
Através da tecnologia de vídeo inspeção, o Robô VX-300L auxilia na inspeção das redes pluviais e na correção de pontos de erosão, proporcionando a avaliação prévia do estado das redes e de eventuais problemas. O drone é utilizado na realização de vistorias de longas distâncias, como inspeção de córregos, conferência da execução de serviços e verificação do andamento de obras.
Já o Caminhão Vacal realiza a desobstrução e a limpeza das bocas de lobo, promovendo uma melhora da eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, evitando que as ruas e avenidas fiquem alagadas com a água das chuvas. Ao todo, são cerca de 10 mil bocas de lobo distribuídas por todo o município, e a nova tecnologia permite a sucção de 11 metros cúbicos por hora e tanque de água de 10.000 litros, sendo um dos mais potentes do país.
O gerente do Departamento de Drenagem e Contribuições Urbanas, Leonardo Leon, salienta a importância de ações assertivas e respostas rápidas diante das intercorrências que surgem todos os dias. “O ganho de tempo e recursos tem sido significativo, possibilitando atender um número maior de demandas”, ressalta.