O projeto “Caminhando pela História”, que completa um ano de existência, disponibiliza 25 ingressos para a visita guiada ao Museu Mariano Procópio que ocorrerá na sexta-feira, 29, às 14h. No dia 30, sábado, haverá a “Caminhada Juiz de Fora Negra”, que sairá às 9h do Parque Halfeld e já estão disponíveis 20 ingressos. A ação como foco no turismo de memória, baseado nas histórias construídas pelo povo negro na cidade. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na plataforma Sympla. As visitas guiadas fazem parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27.
No Museu Mariano Procópio, um dos maiores do Brasil imperial, colonial e da Inconfidência Mineira, os participantes vão conhecer as exposições “Rememorar o Brasil: a Independência e a construção do Estado-Nação” e “Fios de Memória: a formação das coleções do Museu Mariano Procópio”, além de visitar o interior da Villa Ferreira Lage. O passeio será coordenado por historiadores, sendo uma oportunidade de conhecer um pouco da história do país, contadas através dos mais de 55 mil itens do acervo.
Encerrando a programação de visitas guiadas de setembro, será realizada a caminhada “Juiz de Fora Negra”. O ponto de encontro será no Parque Halfeld, em frente ao Espaço Cidade. No percurso, os participantes conhecerão histórias e personalidades negras da cidade e sua relação com pontos históricos, como o calçadão da Halfeld, o Cine-Theatro Central, o Banco de Crédito Real, a Praça Negro Theóphilo, entre outros.
O projeto é uma ação de enfrentamento à cortina de silêncio e invisibilidade colocada em torno das memórias negras de Juiz de Fora. O roteiro será guiado pela turismóloga Pâmella Stéfanie e pelo historiador Luís Roberto Cruz. O circuito tem duração média de duas horas e meia, sendo considerado de dificuldade média. É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis, óculos de sol e boné, protetor solar, além de água para hidratação.
A Caminhada Juiz de Fora Negra é desenvolvida pelo coletivo Damata Cultural e tem financiamento do Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Serviço:
O Museu Mariano Procópio fica na Rua Mariano Procópio, 1.100 - bairro Mariano Procópio.