O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado nesta quinta-feira, 21, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A data marca a construção de mobilizações para a inclusão social e a conscientização sobre o capacitismo. A escolha pelo dia se deu com base no início da primavera.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), promoveu uma ação intersetorial com várias secretarias, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a comissão dos direitos da pessoa com deficiência da Câmara Municipal em um evento na praça da estação. A programação contou com apresentações culturais, esportivas e musicais, rodas de conversas e ofertas de empregos.
Foram oferecidas mais de 60 vagas exclusivas para pessoas com deficiência em cinco empresas da cidade: ABC da Construção, Vero Internet, BH Supermercados, Paraibuna Embalagens e Supermercado Bahamas. A empresa Paraibuna ofereceu duas oficinas de empregabilidade para pessoas em busca de emprego. As palestras envolveram dicas para preenchimento de currículos e comportamento em entrevistas. Para o analista de gestão de pessoas, Wellington Ribeiro da Silva, a orientação é fundamental. "As empresas recebem currículos com ausência de informações básicas, como nome e telefone", explica.
Rita de Cássia Petronilho Barbosa, assessora desta política na SEDH e presidente do CMDPD, explicou que a atividade como um todo teve o objetivo de convidar a sociedade para refletir sobre a inclusão e o protagonismo da pessoa com deficiência. “É necessário refletir sobre toda esta luta para ser protagonista pela inclusão na cidade”.
O evento contou com a participação de diversas organizações. O presidente do Instituto Médico Psico Pedagógico (IMEPP), Luiz Fernando Freesz, ressaltou que a ação é uma valorização que o município oferece às pessoas com deficiência conferindo visibilidade e pertencimento ao ocuparem o espaço que é delas de direito.