NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 18/9/2023 - 11:06
1° Seminário Regional de Saúde é finalizado em Juiz de Fora

Após quatro dias de debates que abordaram os desafios e evoluções do Sistema Único de Saúde (SUS), o 1° Seminário Regional de Saúde teve seu encerramento na sexta-feira, 15, com presença da prefeita Margarida Salomão e do o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães. O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O encerramento foi marcado pela palestra "Desafios da manutenção, da universalidade e da integralidade na assistência do SUS", ministrada por Helvécio Miranda Magalhães.
Em fala na abertura da palestra, o secretário ressaltou a garantia dos princípios de um sistema de saúde público na Constituição Federal. "Nós somos um dos poucos países que colocaram na Constituição os princípios de um sistema universal público e gratuito. Inúmeros países mundo afora têm sistemas universais de diferentes formatos, mas não os colocaram na Constituição. Ter a ousadia de declarar um sistema público e afirmá-lo para todos, que é a universalidade que busca o tudo, no sentido de atender às necessidades de todas as pessoas, isso não é pouca coisa", pontua.
A mesa de encerramento do seminário também contou com a presença da deputada federal Ana Pimentel; do secretário de saúde de Juiz de Fora, Ivan Chebli; do presidente da Comissão de Saúde e Bem Estar da Câmara Municipal, vereador Antônio Aguiar e do vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal).
Grandes anúncios na Saúde
O encerramento do seminário ocorreu após uma série de anúncios na área da Saúde em Juiz de Fora. Em coletiva de imprensa realizada também na sexta, 15, na Câmara Municipal, a prefeita Margarida Salomão e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães anunciaram a chegada de 172 novas equipes do Saúde da Família na cidade, o que representa um aumento de cerca de 156 % em relação ao número atual, além do aumento de cerca de R$15,5 milhões do teto financeiro para Juiz de Fora, entre outras boas notícias.
A prefeita Margarida Salomão celebrou a chegada das novas equipes: “Isso é muito bom, vai permitir que nós ampliemos os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Garantir o acesso à saúde na ponta é o maior desafio de qualquer gestor público no Brasil”
IMPRIMIR