Na última semana, aconteceu a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. A delegação de Juiz de Fora, composta por 15 membros, entre gestores de saúde, prestadores, trabalhadores e usuários, garantiu a eleição de 11 membros para representar o estado na etapa nacional.
As conferências em saúde são essenciais para planejamento gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), as etapas municipais, estaduais e terminando na Conferência Nacional de Saúde apresentam propostas para elaboração do Plano Nacional de Saúde, como explica o secretário de Saúde, Ivan Chebli, que compõe a delegação mineira na etapa nacional. “As conferências são de extrema importância, pois elas apontam diretrizes de políticas de saúde. Por exemplo, nessa fase estadual, produzimos um relatório final que será encaminhado para discussão e deliberação na Conferência Nacional de Saúde, esses relatórios subsidiaram a elaboração do novo plano nacional de saúde”.
A gerente do Departamento de Internações Hospitalares (DRIH) da PJF, Cinthia Freitas, também eleita para representar o estado na etapa nacional, destaca a importância de participar das conferências. "Discutimos sobre política, sobre a voz dos menos favorecidos através das propostas e do voto. É tempo de mudança. Após a etapa estadual, estaremos em Brasília, levando nossa voz, nosso voto e conhecimento por um SUS melhor e mais igualitário”.
Já Fernando Eliotério, assessor da Secretaria de Saúde (SS) da PJF e presidente do Comitê Técnico da Saúde da População Negra (CTSPN), ressalta a importância desta delegação. "Estaremos nesse valoroso espaço, de aprendizado e também de lutas, em defesa do nosso Sistema Único de Saúde, levaremos nossas experiências, avanços e desafios para a 17ª Conferência Nacional de Saúde”.
Conferência Nacional de Saúde
A 17ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá em Brasília entre os dias 2 e 5 de julho. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para elaborar políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).