| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 30/5/2023 - 11:53



Roza Cabinda é a grande homenageada na noite de entrega da Medalha Comendador Henrique Halfeld



Portal de Notícias PJF | Roza Cabinda é a grande homenageada na noite de entrega da Medalha Comendador Henrique Halfeld | PREFEITA - 30/5/2023

Durante a cerimônia solene da entrega da Comenda por Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, a maior honraria do Município, realizada na noite desta segunda-feira, 29, no Cine Theatro Central, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) agraciou 25 pessoas que contribuem ou contribuíram para transformar a cidade em um lugar melhor para se viver. 
 

O destaque da celebração foi a dupla homenagem dedicada à Roza Cabinda, mulher escravizada que teve que conquistar sua liberdade na justiça. Além de ser contemplada com a medalha, recebida em seu nome pela presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Marilda Simeão, também foi anunciado pela prefeita Margarida Salomão outro reconhecimento histórico à Roza: o novo viaduto que está sendo construído na Rua Benjamin Constant, no Centro, terá seu nome.
 

“Homenagear à Roza Cabinda é fazer nesta noite o elogio à insurgência, à coragem. E ela representa também esta vocação de inovação de Juiz de Fora. Foi uma mulher que buscou através da via jurídica e formal a sua liberdade. Pela sua resistência, pela forma que tomou a sua luta, o legado dela para Juiz de Fora é tão constitutivo desta cidade quanto são os legados de Bernardo Mascarenhas ou de Mariano Procópio, ou de outras pessoas. É mais que intempestivo que, neste momento, nestes 173 anos de história, Juiz de Fora homenageie uma mulher negra, que superou a sua condição escravizada comprando, com o seu trabalho e sua luta, a sua própria liberdade”, enfatizou a prefeita.
 

Ainda em seu discurso, Margarida Salomão ressaltou que “não há forma mais bonita de comemorar o aniversário da cidade do que homenagear sua gente, reconhecer àqueles e àquelas que, com o seu trabalho, com seu talento e a sua luta fazem esta cidade. Desde o ano passado, esta é a característica que nós reivindicamos: paridade de gênero. São tantas mulheres quanto homens homenageados, com presença muito expressiva da população negra”. A comenda foi entregue aos agraciados pela prefeita, acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Zé Márcio Lopes Guedes (Garotinho), e do reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David. 
 

Os agraciados da noite foram representados pela doutora em História e professora de História da África da UFJF, Fernanda Thomaz. “Fiquei extremamente lisonjeada por ser escolhida para representar um grupo de 25 pessoas tão diverso. E fico muito feliz por ser um grupo tão diverso. Se podemos definir algo que une este vasto e diverso grupo é a relevância de cada pessoa em relação ao desenvolvimento e melhoria desta cidade. Seja no aspecto profissional, social, político, esportivo, artístico, cultural ou econômico. Cada uma destas pessoas que estão aqui com a sua coragem e determinação de certo modo fez e faz o que é a cidade hoje de Juiz de Fora.”
 

Em seu pronunciamento, o deputado federal líder da bancada mineira no Congresso e também um dos agraciados da noite, Luiz Fernando Faria, ressaltou o quanto se sentiu honrado com a homenagem. “Nada é mais satisfatório na vida de uma pessoa do que o reconhecimento. Não apenas pela vaidade de ser reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação preponderante em meio a esta expressiva diversidade humana. Considero Juiz de Fora a minha segunda terra natal. Sou da vizinha Santos Dumont e frequentei Juiz de Fora desde criança. No aconchego desta cidade trago recordações muito boas dos anos que aqui vivi.”
 

O presidente da Câmara Municipal destacou em sua fala que a cidade chega em seus 173 anos cheia de motivos sólidos e reais de orgulho para nós. “É pela força e trabalho árduo de cada um que podemos dizer com orgulho o quanto esta cidade é um lugar maravilhoso para se viver, estudar, trabalhar, empreender e ser feliz.” Já o reitor da UFJF, Marcus David, frisou a ressignificação da comenda após a prefeita assumir a gestão da Prefeitura de Juiz de Fora. “Com a sua prática democrática, nos permite fazer profundas reflexões sobre o significado desta comenda, fazendo uma reflexão histórica, repensar todo o seu simbolismo.”
 

O evento também contou com apresentações musicais. Na abertura, o hino do Brasil e de Juiz de Fora foram interpretados pelo clarinetista, saxofonista e compositor indicado ao Grammy Latino 2020, Caetano Brasil. Juntamente com o trio “Choro Livre”, formado também por Bia Nascimento no violão e Chico Cabral no pandeiro, durante a cerimônia foram apresentadas outras três composições autorais em homenagem aos condecorados e à cidade: “Surpreendente”, “Valsa Brava” e “Choro Livre”.
 

Confira o anexo com a lista completa dos homenageados








 IMPRIMIR 
23/5/2024 - SMU
Ação do Movimento Maio Amarelo conscientiza mais de 600 pedestres no Centro
23/5/2024 - PREFEITA
Prefeita detalha obras da cidade em visita com a imprensa
23/5/2024 - FUNALFA
Hugo Schettino Blues promove viagem musical no Teatro Solar
23/5/2024 - SEDH
Casa da Mulher completa 11 anos com programação especial para o público feminino
23/5/2024 - FUNALFA
E.M Marília de Dirceu recebe a peça "Infância - Caixas da Memória nesta sexta-feira, 24
23/5/2024 - SMU
Festa da Cerveja de Juiz de Fora terá esquema especial de ônibus
23/5/2024 - SEDH
Equipes se reúnem para alinhar detalhes para cerimônia do “Bem Casado”
23/5/2024 - SRH
Recursos Humanos inicia nova turma do Programa de Tratamento ao Tabagismo
23/5/2024 - SESUC
Guarda Municipal efetua mais 600 apoios a outros órgãos nos primeiros meses do ano
23/5/2024 - SEDH
PJF encerra comemorações pelo Dia Municipal da Pessoa Idosa com evento no calçadão
23/5/2024 - DEMLURB
Evento de adoção responsável acontece neste sábado, 25, no Parque Halfeld
23/5/2024 - FUNALFA
Praça CEU recebe espetáculo “Fuxico”
23/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para servente (PCD) e outras oportunidades
23/5/2024 - SS
PJF inaugura “Espaço Verde - Viva com Saúde” na UBS Industrial
23/5/2024 - SE
Abertura do Projeto de Leitura e Autoria do CEM terá palestra de mulheres indígenas
23/5/2024 - SEAPA
PJF abre inscrições para cadastro reserva do Programa Municipal de Apoio e Assistência Técnica à Pecuária Leiteira
23/5/2024 - PROCON
Procon notifica proprietária de buffet infantil por quebras de contrato
23/5/2024 - FUNALFA
Inscrições abertas para o Edital de Credenciamento do Corredor Multicultural 2024
23/5/2024 - SS
Farmácia Central fecha temporariamente para dedetização na tarde desta sexta, 24
23/5/2024 - SEAPA
Sessão Pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Diurnas ocorrerá na terça, 28
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2