A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) cuida de quem mais precisa. Por isso, vai inaugurar na próxima segunda-feira, 29, às 10h30, a Cozinha de Quintal no bairro Benfica. O equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional atenderá pessoas em situação de insegurança alimentar, assistidas por Programas Sociais, todos os dias, das 11h às 14h, com refeições nutricionalmente balanceadas e de qualidade.
O espaço, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, número 6.575, tem capacidade de servir aproximadamente 300 refeições diárias. A gestão da Cozinha será realizada pela Organização da Sociedade Civil vencedora do Chamamento Público 001/2023, a Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI), através do Termo de Cooperação firmado com o Executivo. A ação é mais uma política pública da PJF de combate à fome.
A cerimônia de abertura terá a presença da prefeita Margarida Salomão e dos secretários que compõem a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan JF). Como explica a secretária de governo, Cidinha Louzada, a iniciativa visa proporcionar alimentação de qualidade, garantindo o bem-estar da população. “Nós pensamos em atender as necessidades dos cidadãos da melhor forma possível e idealizamos o projeto ‘Cozinha de Quintal’ como uma forma de trazer acolhimento e afeto através da comida”, explica.
De acordo com a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fabiola Paulino da Silva, “nossa gestão tem o compromisso de trazer soluções para combater a fome atrelado à alimentação saudável e adequada. Desde janeiro, universalizamos o café da manhã nas escolas de ensino regular. A alimentação nas férias e recesso estão sendo garantidas desde o ano passado. A partir de junho, as escolas e creches já começam a receber alimentos da agricultura familiar, e agora, a Zona Norte contará com a Cozinha de Quintal. Ações essas que impactam na saúde e asseguram a dignidade da população”.
Em breve, iniciam as obras do Restaurante Popular - Anexo Benfica, outro Equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional, que visa atender ainda mais pessoas.