Foi concluído nesta quarta-feira, 19, o curso de oratória para servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), promovido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH). O último encontro foi realizado no auditório do prédio-sede da PJF e reuniu os participantes para conclusão do ciclo. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação do Servidor (Qualificarh).
O curso foi coordenado pelos departamento de Escola de Governo e de Desenvolvimento do Servidor da SRH. O instrutor das aulas foi o jornalista Antônio Carlos Hora, atualmente gerente do Departamento de Planejamento Territorial e Participação Popular da Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop). Hora é mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ). “Ao mesmo tempo que tínhamos alunos que precisavam fazer o curso de oratória, porque habitualmente eles são solicitados a falar em público, tinha ali também alunos que necessitavam do curso para aprenderem e discutirem como se posicionar melhor dentro de uma reunião, dentro de uma negociação, dentro dos seus próprios departamentos. Foi muito interessante essa diversidade de perfis”, avaliou o instrutor. “Fizemos uma parte introdutória, onde nós discutimos o que é retórica, o que é argumento, contexto para comunicação. Nós não só fizemos atividades práticas do ponto de vista de técnica, de aplicação da técnica, mas também essa parte introdutória que discutiu esses elementos fundamentais da comunicação”, explicou Hora.
O curso contou com 7h30 de carga horária presencial divididas em cinco encontros no Departamento de Escola de Governo. O conteúdo programático do curso incluiu Elementos Básicos e Fundamentais da Oratória, a assertividade na comunicação, a comunicação não verbal, técnicas de oratória, além do “storytelling”, envolvendo técnicas para se contar uma história.