Representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), do Senai e das empresas de confecção Multiseg e Yuks recepcionaram, na tarde desta terça-feira, 4, as mulheres selecionadas para participarem do Curso Capacitação Profissional em Operação de Máquinas de Costura Industriais, do projeto “Capacita Moda”. Ao todo, 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social serão qualificadas, com o intuito de serem inseridas no mercado de trabalho. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, no Senai, e acontecem até o dia 16 de maio.
O supervisor técnico do Senai José Fagundes Netto, Albert Figueiredo, desejou boas-vindas às participantes e destacou a importância do projeto. “Que vocês consigam vencer e conseguir uma vaga no mercado de trabalho.”
A assessora da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Adriana Freitas, falou sobre a profissão de costureira, “uma profissão antiga que, mesmo com toda a evolução e a tecnologia, não dispensa o ser humano”. “Temos, hoje, em Juiz de Fora, mais de 200 empresas de confecção. Este curso abrirá as portas para muitas oportunidades”, acredita.
A coordenadora da Casa da Mulher, Fernanda Moura, explicou que a maioria das mulheres são atendidas pela instituição. “É uma cobrança da prefeita Margarida de que a gente não só atenda, mas promova a empregabilidade e a autonomia financeira das mulheres. O que vocês irão aprender ninguém pode tirar”, enfatizou.
Presente na aula inaugural, a sócia-proprietária da empresa Multiseg, Natália Ferreira, afirmou que faltam costureiras no mercado, que busca por pessoas que estejam realmente interessadas. “Muito bacana o trabalho da Prefeitura de resgatar a tradição têxtil-confeccionista na cidade. Costura é um desafio. Mas quando a gente se apaixona, não tem coisa mais bonita.”
Parte do programa “GerAÇÃO JF – Emprego, Renda e Negócios”, o “Capacita Moda” é uma realização da Sedic em parceria com a Casa da Mulher, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Para participarem, as mulheres recebem vale-transporte, subsidiado pela Prefeitura.
A execução do “Capacita Moda” conta com recursos da emenda parlamentar nº 10.774, da vereadora Tallia Sobral Nunes.