| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 23/3/2023 - 09:38

Portal de Notícias PJF | Prefeitura de Juiz de Fora lançou o Programa “Cultivar o Futuro” nesta quarta-feira, 22 | PREFEITA - 23/3/2023

Neste Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, entre outras ações, o programa “Cultivar o Futuro”, uma proposta da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav).

O pontapé inicial do programa foi dado pela prefeita Margarida Salomão, que, junto com a secretária da Sesmaur, Aline Junqueira, e do diretor-presidente da Empav, Richard Tavares, realizou o plantio de diversas espécies de árvores na praça localizada entre a avenida Brasil e a rua Américo Lobo, na altura do bairro Santa Terezinha.

Na ocasião, a chefe do Executivo exaltou o projeto. “Hoje é Dia Mundial da Água e, entre tantas celebrações, estamos aqui, plantando árvores, espécies escolhidas em função das suas propriedades, árvores que ficarão nas margens do Paraibuna, embelezando ainda mais este lugar, que já é bonito por natureza”, afirmou a Prefeita.

Durante o lançamento, foram plantadas mudas de ipês-brancos, ipês-amarelos, quaresmeiras e resedás. O objetivo do “Cultivar o Futuro” é melhorar a qualidade ambiental da cidade através da arborização. Pesquisas indicam que a presença de árvores auxilia no controle da temperatura dos espaços, contribui para a estabilidade climática e influencia diretamente na sensação de bem-estar da população.

Richard Tavares ressaltou a importância da iniciativa para o município: “Estamos aqui para lançar o Programa ‘Cultivar o Futuro’, porque, além de fazermos a manutenção das árvores, através das podas, é importante que façamos também novos plantios para arborizar a cidade de maneira adequada e garantir um futuro com melhores condições climáticas para o nosso município”.

A secretária da Sesmaur, Aline Junqueira, conta que, ainda nesta quarta-feira, 22, diversas espécies foram plantadas em outro importante local da cidade. “Estamos fazendo este trabalho de arborização urbana, que é o ‘Cultivar o Futuro’, em que replantamos e acrescentamos novas árvores nos espaços públicos, nas ruas e nas praças, o que há muito tempo não era feito em Juiz de Fora. Além disso, estamos fazendo um outro trabalho muito importante, que é a proteção do nosso manancial, plantando nove mil mudas de plantas nativas para que possamos recuperar o manancial às margens da represa João Penido”, pontua a representante da pasta, citando o Programa Nossa Água, que é realizado com a Cesama, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur).

O Programa prevê o plantio semanal de 15 árvores em diversos espaços públicos da cidade. Mesmo antes do lançamento oficial da proposta, a Empav já havia realizado o cultivo de espécies em diversos bairros, entre eles, Marumbi, Santa Helena, Vitorino Braga e Grama.

21/5/2024 - SE
SE apresenta aos conselheiros do CMDPD ações de Educação Inclusiva desenvolvidas na rede municipal
21/5/2024 - SEAPA
PJF realiza sessão pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Noturnas
21/5/2024 - SE
“Vem pra Roda: no ritmo do brincar” é tema da Semana Municipal do Brincar deste ano
21/5/2024 - PREFEITURA
Prefeitura divulga lista dos homenageados da Comenda Henrique Halfeld 2024
21/5/2024 - FUNALFA
Mostra da Diversidade Cultural leva atividades culturais a diversos territórios de Juiz de Fora
21/5/2024 - SMU
Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Professora Adelaide Bergo têm alterações de trânsito
21/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estoquista e outras oportunidades
21/5/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para novas turmas nas oficinas para servidores
21/5/2024 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar promove segunda edição do "Pôpula Gente!"
21/5/2024 - FUNALFA
Biblioteca Municipal: oficina gratuita de desenho e contação de histórias acontecem nesta quinta, 23
21/5/2024 - SAS
“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça do bairro Vitorino Braga